BOM DIA: DA AMIZADE COMO VIRTUDE, 3/4

Na construção de bons relacionamentos, precisamos esquecer a lógica dos resultados. Não podemos avaliar uma amizade como se faz com uma meta a ser conquistada. Diferentemente, "no relacionamento com o outro e com Deus, que nos ama, nós completamos a humanidade para a qual fomos criados". (Eugene H. Peterson)
Por isto, se transferirmos para os relacionamentos a lógica mercantil, colheremos decepções. Se estamos decepcionados com alguém, devemos pensar nos que estão decepcionados conosco, com os dois lados podendo ter razão.
Ajudemos as pessoas a se livrarem do lado sombrio da sua natureza. Não procuremos nos livrar delas, afastando-nos, desacreditando para sempre delas. Isto vai apenas afugentá-las para a amargura e para a infelicidade. Talvez sigamos juntos no mesmo triste destino.
Desenvolvamos amizades espirituais, que são as que nos fazem crescer. Os amigos de classe espiritual querem estar conosco e nos ajudam em nossos projetos e nos perdoam em nossos erros, estando presentes conosco em nossas horas difíceis, mostrando que são dignas de nossa confiança. Pobre é quem cai e não tem quem o ajude a levantar-se (Eclesiastes 4.10).
Um amigo respeita as ideias alheias, detém-se diante de cada segredo da sua consciência, disposto a "compreender antes de discutir" e "a discutir antes de condenar". (Norberto Bobbio)
Por uma amizade, devemos nos avaliar, com a coragem de mudar o que precisa ser mudado em nós, não no outro.
Peçamos a Deus para nos ajudar a amar, seguindo o perfeito e singular exemplo de Jesus Cristo. [CONTINUA]
 
Bom dia, com seus amigos
ISRAEL BELO DE AZEVEDO
_________________________
Quer ouvir este BOM DIA pela voz de Israel Belo de Azevedo?
Baixe o aplicativo MINHA JORNADA e ouça não apenas o BOM DIA, mais as MEDITAÇÕES BÍBLICAS e outras seções exclusivas do aplicativo.
 
Se o seu smartphone (celular) usa o sistema operacional ANDROID, clique na imagem do Google play para baixar.
Se usa iOS (iPhone), clique na imagem da App Store.
 
          

_________________________

REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.