Sábado, 23/04/16 — A BÍBLIA MANTÉM O NOSSO ENTUSIASMO

Refletindo: Hebreus 6.11
 
Cada um de nós tem uma teologia, que será pior ou melhor conforme lemos a Bíblia e nos relacionamos com o Deus nela revelado.
É através da teologia que o seguidor de Jesus vê Deus e o mundo e com eles se relaciona.
Nossa teologia advém de várias fontes, como a religião a que estamos integrados, os princípios apreendidos na família, os valores que povoam o mundo, nossas experiências de vida e os nossos temperamentos.
A pergunta que precisamos formular é a seguinte: qual é o papel da Bíblia em nossas visões teológicas? Idealmente, ela deveria ser a fonte autorizada de tudo o que pensamos. Por isto, devemos cuidar para não a lermos com as lentes que nos deram, mas com a orientação do Espírito Santo.
Nossas experiências com Deus têm, na prática, mais a ver com as nossas experiências do que com a revelação que nos legou. No entanto, as nossas experiências jamais podem substituir os mandamentos de Deus.
Nossa história nos forma mais que a própria Bíblia. Deveria ser diferente, mas nem sempre o é. Muitas vezes, cremos e fazemos com que a Bíblia autorize o que cremos. Contra esta tendência, precisamos deixar a Bíblia nos conduzir.
Nosso entusiasmo, para ficar vivo, precisa ser alimentado com a leitura e o estudo da Palavra de Deus, com a oração constante e com a meditação disciplinada.