BOM DIA: MELHOR É O QUE PERMANECE, 2/3

Podemos ser movidos a ambição, por poder ou dinheiro. O poder faz com que nos sintamos mais altos e melhores que os outros. O poder é o resultado de uma cadeia de interesses que se amplia indefinidamente, até ser rompido pelas intrigas e então se reorganizar em outro círculo, com novas personagens e também com os mesmos atores de sempre.
Quando ganhar dinheiro é o que nos move, sentimos uma compulsão por ter mais para irmos além, sem saber onde fica esse além. O prazer de ter o que o dinheiro pode comprar se torna banal, mas assim mesmo queremos ter mais, por diferentes motivos, inclusive o medo de não ter. Poder e dinheiro se tornam fins em mesmos e nos escravizam. Tendo alcançado o que queríamos, o vazio nos domina, mas achamos que a lacuna será preenchida se tivermos mais.
Podemos ser movidos a sedução. Queremos conquistar, seja o corpo do outro, a atenção do outro ou o que o outro é ou tem. Seduzir é buscar a aprovação do outro, a aceitação pelo outro, o amor do outro, como se fossemos atores que representam para uma plateia, que responde com aplausos. Deixar-se seduzir é a outra face da busca da aprovação. Por isto, nossos olhares mendigam seduções, como se não tivéssemos valor se não nos seduzissem. Por isto, para seduzir ou ser seduzidos, tantas vezes nos oferecemos ao outro,
Bem faremos se nos lembrarmos do que vem depois da conquista: vem o desejo de outra conquista, numa sucessão que nos leva ao tédio.
 
Sim: o que nos move?
Se é o poder ou dinheiro
que faz nossa movimentação,
não podemos perder o roteiro
Que nos diz que seu brilho é passageiro.
Por mais sedutor que seja, nem um nem outro resolve
O sentido da nossa vida, que está no exercício da missão.
 
Bom dia, livre.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO
_________________________
Quer ouvir este BOM DIA pela voz de Israel Belo de Azevedo?
Baixe o aplicativo MINHA JORNADA e ouça não apenas o BOM DIA, mais as MEDITAÇÕES BÍBLICAS e outras seções exclusivas do aplicativo.
 
Se o seu smartphone (celular) usa o sistema operacional ANDROID, clique na imagem do Google play para baixar.
Se usa iOS (iPhone), clique na imagem da App Store.
 
          

_________________________

REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.