Muitas vezes, olhamos para nós mesmos e concluímos que estamos bem. É ótimo nos sentirmos bem.
É ótimo fazer o que gostamos. É excelente inspirar as vidas de outras pessoas. É magnífico nos vermos fiéis à nossa missão.
Nesses casos, recebemos muitos elogios. Aplaudem-nos porque demos atenção a quem nos procurou. Exaltam-nos pelas palavras que proferimos. Acham-nos sábios.
Foi assim com o rei Salomão, como nos conta a Bíblia.
Quando vamos percorrendo os capítulos de sua biografia, surpreendemo-nos com o final. Seu biógrafo diz que, ao final de sua vida, ele não era mais fiel a Deus. Na verdade, passou a fazer o que ele mesmo abominava.
O sábio, antes elogiado, agora era reprovado nas três áreas centrais da vida: dinheiro, poder e sexo.
A riqueza o tornara insensível às necessidades dos outros, ao ponto de gastar dinheiro para construir um palácio para uma única mulher.
O poder o tornara vaidoso, ao ponto de se casar com mulheres que não teria tempo sequer de saber seus nomes, tantas eram.
A sexualidade o tornara cego para os compromissos anteriormente firmados, ao ponto de passar a adorar múltiplos deuses.
Como quem começou como Salomão pode terminar como Salomão terminou?
O epitáfio preparado pelo cronista bíblico devia ser fixado diante de nós, para não ser o nosso.
Bem-vindos sejam os elogios e os aplausos, desde que os transformemos em lanternas que apontem para dentro de nós mesmos e nos permitam ver aquelas áreas das nossas vidas das quais precisamos cuidar para que, fiéis hoje, prossigamos fiéis amanhã. Assim, o melhor está por vir.
Estamos bem? Continuemos bem.
Continuamos bem? Terminemos tem.
Bom dia!
ISRAEL BELO DE AZEVEDO
_________________________
Quer ouvir este BOM DIA pela voz de Israel Belo de Azevedo?
Baixe o aplicativo MINHA JORNADA e ouça não apenas o BOM DIA, mais as MEDITAÇÕES BÍBLICAS e outras seções exclusivas do aplicativo.
Se o seu smartphone (celular) usa o sistema operacional ANDROID, clique na imagem do Google play para baixar.
Se usa iOS (iPhone), clique na imagem da App Store.
_________________________
REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.