A palavra "pecado" é vista, em muitos círculos, como uma criação religiosa para impor a culpa. O ser humano apenas comete falhas, equívocos ou erros, pensam muitos.
No entanto, a palavra descreve muito bem a condição humana, que é essencialmente pecaminosa. Ainda crianças, temos prazer em ver quem brinca conosco chorar por algo que lhe fizemos. Quando abrimos as notícias, mesmo de veículos sóbrios, vemos estampada a maldade, em forma de corrupção, vício, egoísmo, assassinato, entre outras mazelas com as quais estamos acostumados. Se lemos os comentários cruéis que algumas pessoas postam nas redes sociais, ficamos convencidos de que, diferentemente do que gostaríamos, o ser humano é mau.
Esta conclusão vinda da observação está de acordo com o ensino da Bíblia Sagrada, para quem todos os seres humanos são pecadores.
Desde o começo, o cristianismo, concordando com o judaísmo, entendeu que o pecado faz parte da condição humana. O poeta Davi escreveu: "Sei que sou pecador desde que nasci" (Salmos 51.5). O escritor Paulo disse que todos somos pecadores (Romanos 3.23). De uma forma misteriosa, o pecado de Adão (chamado de "pecado original") afetou completamente a espécie humana. Por isto, o coração é mais enganoso do que qualquer outra coisa (Jeremias 17.9).
Se o Cristianismo faz o diagnóstico terrível, ele aponta o prognóstico, que é ótimo. Somos pecadores, mas podemos ser perdoados.
O ser humano lamentavelmente não consegue não pecar, mas, felizmente, é da natureza divina perdoar. Se a consequência do pecado é a morte, a oferta gratuita de Deus é a vida, sempre disponível ao ser humano, de quem se requer que admita o seu pecado e peça perdão. É bastante simples mas profunda a mensagem cristã: o pecado, seja considerado leve ou grave, é perdoado por Jesus mediante a confissão do pecador.
Feliz é quem tem o seu pecado perdoado (Salmo 32.1).
Bom dia.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO
_________________________
Quer ouvir este BOM DIA pela voz de Israel Belo de Azevedo?
Baixe o aplicativo MINHA JORNADA e ouça não apenas o BOM DIA, mais as MEDITAÇÕES BÍBLICAS e outras seções exclusivas do aplicativo.
Se o seu smartphone (celular) usa o sistema operacional ANDROID, clique na imagem do Google play para baixar.
Se usa iOS (iPhone), clique na imagem da App Store.
_________________________
REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.