UMA PALAVRA DE ALERTA AOS PASTORES (Oswaldo Jacob)

A AUTOPROMOÇÃO DO MINISTRO EM DETRIMENTO DA PROMOÇÃO DE CRISTO” – Um fato que deve ser combatido veementemente e substituído por uma compreensão e consequente prática do senhorio de Cristo em nossos ministérios.

 Atos 20.24; 2 Co 4.9,10; Fil 3.7-10

1.      A nossa percepção tem sido a autopromoção do homem, do seu valor numa visão antropocêntrica, em detrimento, em prejuízo a promoção de Cristo. É impressionante o número de pastores que se auto-promovem, colocam fotos na entrada do templo, apreciam o elogio, a tietagem e até se oferecem para pregar. Homens que gostam do pódio, de estarem no auge, bajulados e considerados semideuses a partir de movimentos de grande impacto. A nossa natureza humana gosta destas coisas. Esta é a síndrome adâmica. É lamentável o número de obreiros antipáticos, arrogantes, sofisticados, vaidosos e tomados de uma filosofia de autopromoção que me causa asco. Isto é realidade tanto nos neófitos quanto nos mais experientes.

 

2.      A história da cristandade não foi construída pelos que se arrogam ser alguma coisa, mas por homens e mulheres de Deus que a si mesmos se humilharam diante da Majestade, Sublimidade, Grandeza e Soberania de Deus. Toda vez que faço uma leitura da vida de Jesus vejo-o como uma Pessoa totalmente despida de si mesma, abnegada e focada na missão que recebeu do Pai (Lc 19.10). Os profetas do AT, homens de Deus, eram muito conscientes de sua própria fraqueza. Destacamos Elias, Eliseu, Micaías, Jeremias, Isaias, Zacarias, Daniel, Ezequiel. Já no limiar entre o AT e o NT, vemos João Batista que foi designado para preparar o caminho do Redendor sendo intrépido em seu curto ministério, não se acovardando diante da imoralidade de Herodes Antipas. Todo eles foram homens intrépidos, ousados, mas humildes em sua expressão, no exercício dos seus respectivos ministérios porque tinham consciência de quem eram a partir do Senhor que os havia chamado.  Isso faz toda a diferença. A concepção de mim mesmo sempre será na medida em que tenho a convicção de quem é Deus. A Pessoa de Deus determina a minha pessoa. O chamado de Deus é o imprimatur que define a minha a minha história.

 

3.      Olhando para a realidade do NT pós Jesus, destacamos a vida de Pedro em suas fases difíceis: evangelhos (adolescente), Atos (jovem) e Cartas (adulto). Depois, temos Paulo, o apóstolo abortivo. Nos três textos lidos, percebemos a consciência amadurecida que ele possuía do Senhor, de si mesmo e do povo a quem servia. No encontro com os presbíteros de Éfeso, o velho apóstolo se despede a caminho de Roma. A sua despedida foi impressionante e um lenitivo para aqueles pastores e para nós, hoje (At 20.17-38). Ele declarou peremptoriamente que a sua vida não era mais importante do que a sua missão (At 20.24). Arrogar-se não fazia parte do seu vocabulário cristão. Ele recebeu a missão do Senhor Jesus e estava disposto a morrer no seu cumprimento. Paulo era uma espécie de homem de Deus visceralmente comprometido com a missão de proclamar Cristo e este crucificado e ressurreto (1 Co 2.1,2).

 

4.      Aos irmãos de Corinto, o missionário Paulo declara: trago no meu corpo o morrer de Jesus para que a Sua vida se manifeste em minha carne mortal” (2 Co 4.9,10). Para ele, o viver era Cristo e o morrer, lucro (Fil 1.21). A vida de Cristo era muito mais importante do que a sua própria vida. Ele estava absolutamente absorvido pela vida de Cristo (Gl 2.20).  Havia uma simbiose muito forte entre Paulo e Jesus. Paulo não estava preocupado com fama, pódio, tietagem, propaganda, autopromoção. Não estava acometido pela síndrome do pequeno reino. Era um homem desprovido de si mesmo para viver a vida de Cristo: “Não mais eu, MAS CRISTO”.  Não mais o que penso… não mais o que sinto … não mais o que eu quero … não mais minhas opiniões … não mais os meus desejos … não mais meus sonhos…não mais meus mimos…

 

5.      Aos filipenses, ele foi fantástico. Ele, que havia sido Saulo, que gostava de poder, pódio, reconhecimento, fama, confetes, agora é Paulo, que considera tudo isto como esterco para poder ganhar a Cristo (Fil 3.7-10). Cristo era a razão de todas as coisas. Cristo era a medida de tudo o mais.  O referencial absoluto. Ele não possuía mais uma justiça religiosa, legalista, mas a justiça de Cristo Jesus. Não mais a justiça da lei, mas a justiça da fé (Hc 2.4; Rm 1.17). Não mais a justiça com base em desempenho pessoal, mas com base na suficiência de Cristo na cruz e na ressurreição. Não mais mérito pessoal, mas o de Cristo Jesus. Não mais sentimentalismo, mas uma vida pela fé.

 

6.      Aprecio muito o que Aiden Wilson Tozer (um dos meus autores preferidos) declara num preciosíssimo texto intitulado “A BENÇÃO DE NÃO POSSUIR NADA”, comentando o texto de Jesus: “Bem aventurados os humildes de espírito porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5.3):

Nossos “ais” tiveram começo quando o homem forçou Deus a sair de seu santuário central, e deu permissão às “coisas” de ali penetrar. Uma vez dentro do coração humano, as “coisas” passaram a imperar. O homem, por natureza, não mais goza de paz em seu coração, pois Deus não se acha mais entronizado ali: pelo contrário, na obscuridade moral da alma humana, usurpadores teimosos e agressivos lutam entre si, procurando ocupar esse trono.

Dentro do homem a um coração empedernido cuja natureza e intento é sempre possuir, possuir. (coisas, fama, trono, pódio, admiração, glória pessoal).

O Senhor Jesus referiu-se a essa tirania das COISAS quando disse aos Seus discípulos (Mt 16.24,25: Se alguém quiser …).

Não há dúvida de que esse apego possessivo às coisas é um dos hábitos mais daninhos da vida. Por ser ele tão natural e generalizado, raramente é reconhecido como um mal, todavia, seus efeitos são realmente trágicos.

Se queremos de fato conhecer a Deus em crescente intimidade, precisamos palmilhar o caminho da renúncia. (Tozer, 1985: 20-27).

7.      Copiei na capa da minha Bíblia a seguinte oração feita por um cristão da Idade Média:

“Ò Jesus, manso e humilde de coração, ouve-me.

Livra-me, Jesus, do desejo de ser estimado,

Do desejo de ser amado,

Do desejo de ser exaltado,

Do desejo de ser honrado,

Do desejo de ser louvado,

Do desejo de ser preferido a outros,

Do desejo de ser consultado,

Do desejo de ser aprovado,

Do medo de ser humilhado,

Do medo de ser desprezado,

Do medo de ser repreendido,

Do medo de ser esquecido,

Do medo de ser ridicularizado,

Do medo de ser prejudicado,

Do medo de ser alvo de suspeitas.

E, Jesus, concede-me a graça de desejar que outros possam ser mais amados que eu, que outros possam ser mais estimados que eu, que na opinião do mundo, outros possam crescer e eu diminuir; que outros possam ser escolhidos e eu posto de parte; que outros possam ser louvados e eu passe despercebido; que outros possam ser preferidos em tudo, que outros possam tornar-se mais santos do que eu, contanto que eu me torne tão santo quanto devo ser”.   

8.      Concluo, citando a oração de Tozer:

Pai, desejo conhecer-Te, mas meu coração covarde teme desistir de seus brinquedos. Não posso desfazer-me deles sem sangrar por dentro, e não procuro esconder de ti o terror da separação. Venho tremendo, mas venho. Por favor, extirpa do meu coração todas aquelas coisas que estou amando há tanto tempo, e que se têm tornado parte integrante deste “viver para mim mesmo”, a fim de que tu possas entrar e habitar a li sem qualquer rival. Então tornará glorioso o estrado dos teus pés. Meu coração não terá mais necessidade da luz do sol, porquanto tu mesmo serás o sol iluminador, e ali não haverá mais noite. Em nome de Jesus. Amém.

 

Que, juntos, sejamos humilhados debaixo da potente mão do Senhor para que Ele seja dignificado!

 

Um abraço fraterno.