BOM DIA: NA ESCOLA COM JESUS, 4 — O PERDÃO

BOM DIA, 1729 (Israel Belo de Azevedo)
 
"A maioria das pessoas prefere o ressarcimento da dívida em detrimento do abraço, o que fatalmente resulta em morte: as pessoas morrem umas para as outras e, consequentemente, as relações morrem também. Somente o perdão abre os horizontes para o futuro da comunhão". (Ed René Kivitz)
 
Na escola com Jesus, 4 — O perdão
 
Precisamos do perdão para viver, assim como precisamos do pão para sobreviver. O pão nos capacita para a subsistência. O perdão nos põe no caminho da excelência.
Quando rogamos "perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores", estamos reconhecendo que o perdão começa com a oração. Somos perdoados por Deus quando oramos, confessando o nosso pecado. Perdoamos ao outro quando oramos, pedindo a Deus que nos faça viver no compasso da graça, não segundo a nossa natureza. A oração nos tira de nós mesmos e nos põe corajosa e humildemente na direção do outro.
O processo do perdão precisa do poder da memória, onde está anotado que fomos perdoados e também perdoamos. Se fomos perdoados, podemos perdoar. Se perdoamos ontem, podemos perdoar hoje.
Quando pedimos perdão a Deus, estamos admitindo que falhamos.
Quando pedimos perdão ao outro, estamos assumindo que erramos.
Quando aceitamos o perdão, de Deus e do outro, estamos sendo restaurados para a vida.
Quando perdoamos, reafirmamos o nosso desejo de ter a atitude de Deus para conosco como um padrão a ser buscado e de ver a decisão de Jesus a nosso favor como um exemplo a ser imitado.
Perdoar é viver. Odiar ou desprezar o outro é morrer e talvez matar.
O perdão é suave, embora possa parecer duro. A mágoa é venenosa, embora pareça doce.
Quem perdoa põe o pé na avenida e segue. Quem não perdoa bate no muro e fica.
Quando nos perdoou, Deus tomou a iniciativa, mesmo correndo o risco da rejeição. Para perdoar, precisamos também tomar a iniciativa.
 
Bom dia
ISRAEL BELO DE AZEVEDO
_________________________
Quer ouvir este BOM DIA pela voz de Israel Belo de Azevedo?
Baixe o aplicativo MINHA JORNADA e ouça não apenas o BOM DIA, mais as MEDITAÇÕES BÍBLICAS e outras seções exclusivas do aplicativo.
 
Se o seu smartphone (celular) usa o sistema operacional ANDROID, clique na imagem do Google play para baixar.
Se usa iOS (iPhone), clique na imagem da App Store.
 
          

_________________________

REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.