Refletindo: Deuteronômio 1.12
Moisés, como muitos chefes, se deixava sobrecarregar com o seu trabalho. Responsável, procurava dar conta de todas as suas atividades. Ele dirigia o povo, ensinando e pastoreando. Ele também atuava como juiz, deliberando sobre os conflitos que surgiam entre as pessoas.
Então, ele precisou aprender a distribuir as tarefas. Ele formou uma equipe.
Trabalhar em equipe demanda aprendizagem. Juntos, somos melhores e fazemos melhor.
Trabalhar em equipe demanda humildade. Precisamos assumir que nossos colegas podem fazer melhor do que nós. Está é uma verdade no mundo do trabalho, mas também no mundo da família. Os casais precisam perceber em que um deles é melhor do que o outro. Quem, por exemplo, lida melhor com o dinheiro da família, deve ficar encarregado da administração financeira da casa. Há coisas que os filhos podem fazer melhor que os pais.
Trabalhar em equipe demanda um autocontrole sobre a ansiedade. O trabalho pode demorar um pouco mais, mas ficará melhor.
Trabalhar em equipe demanda sabedoria, porque implica em valorizar as habilidades dos nossos colegas. Precisamos elogiar nossos companheiros, de modo a que se sintam seguros trabalhando conosco.