JOVENS CRISTÃOS – ESPERANÇA DE MUDANÇA (Sylvio Macri)

“Que nosssos filhos floresçam na juventude como plantas viçosas. Que nossas filhas sejam como colunas graciosas, esculpidas para enfeitar um palácio.” (Salmo 144.12)
 
O salmo 144 é uma oração de Davi que consta de duas partes: na primeira ele ora por si mesmo e na segunda, que começa com o versículo acima, ele ora pela prosperidade do seu povo. Um autor, comentando este versículo, diz o seguinte: “Na economia do Antigo Testamento, as bênçãos materiais são naturalmente atribuídas à mão generosa de Deus e buscadas sempre novamente nele. O futuro da nação é representado por rapazes robustos e por moças fortes e bonitas, que conseguem trabalhar juntos para construir um país melhor. Mas somente Deus pode dar esse crescimento.” (Leslie C. Allen, Comentário Bíblico NVI, Ed. Vida, SP, 2012, p.628)
 
Nestes tempos de crise terrível em nossa sociedade, também esperamos e oramos que a juventude de nossas igrejas seja diferença e referência em meio à corrupção, indecência e imoralidade que se espalha como epidemia por todo o país, em todos os níveis sociais. Precisamos desesperadamente de jovens moralmente fortes, que abracem a beleza da ética cristã, que ousem praticar sempre o bem e a justiça em todas as suas relações. Precisamos de cristãos verdadeiros que não se envergonhem de ser honestos, leais e fiéis. Que estejam dispostos a servir, e não a serem servidos. E que para isso dependam da graça de Deus. 
 
Como sal da terra (Mt.5.13), os rapazes e moças cristãos têm a missão de penetrar na sociedade, principalmente na sua juventude, para mudar seu sabor moral e espiritual. Também têm a missão preservar a sociedade, lutando contra a sua destruição pela maldade que se instalou nela, por meio de seu testemunho e de sua intercessão. Além disso, assim como o sal é elemento vital para para o organismo humano, os jovens precisam compartilhar com seus semelhantes a vida abundante que receberam de Cristo.
 
Jovens cristãos são a nossa grande esperança de mudança da nossa pátria, pois, mais do que em qualquer outra época, eles têm tido muitas oportunidades de ser participantes, líderes e exemplos de uma nova mentalidade, baseada em princípios cristãos, a fim de que nosso povo tenha um futuro melhor. 
 
Pr. Sylvio Macri