SOLA SCRIPTURA

CONVICÇÃO APENAS PELA PALAVRA

“A não ser que seja convencido pelo testemunho da Escritura ou por argumentos evidentes (pois não acredito nem no papa nem nos concílios exclusivamente, visto que está claro que os mesmos erraram muitas vezes e se contradisseram a si mesmos), a minha convicção vem das Escrituras a que me reporto, e minha consciência está presa à Palavra de Deus”. [1]

 

SUFICIÊNCIA DA BÍBLIA

. “Quando a Escritura fala, Deus fala".

. “Coloco as Escrituras acima de todos os os dito dos Pai da Igreja, dos anjos e dos demônios. É assim que me posiciono”.

. “Desde o início de minha Reforma, tenho pedido a Deus para não me enviar sonhos, visões ou anjos, senão me dar correta compreensão de sua Palavra, as Sagradas Escrituras, porque, tendo a Palavra de Deus, sei que estou andando e seu caminho e que não cairei em nenhum erro ou ilusão". (“Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas…”.)

. “A alma pode prescindir de todas as coisas, menos da Palavra de Deus, e fora a Palavra de Deus nada mais pode auxiliá-la. Quando, porém, ela possui a Palavra, de nada mais necessitará, pois na Palavra ela encontrará satisfação, alimento, alegria, paz, luz, ciência, justiça, verdade, sabedoria, liberdade e todos os bens em abundância”.

. “Deixa de lado tuas fantasias e sentimentos e considera esta Escritura como o mais elevado e precioso de todos os santuários, como o mais rico de todos os mananciais de riquezas que jamais poderá vir a ser suficientemente sondado. Então poderás encontrar a sabedoria divina, que Deus aqui coloca diante de ti de modo tão simples e puro para moderar toda altivez. Aqui encontrarás as fraldas e as manjedouras em que Cristo jaz deitado, lugar que também o anjo indica aos pastores. As fraldas são simples e ínfimas, mas é precioso o tesouro que nelas se encontra: Cristo”.

 

PODER DAS ESCRITURAS

. “A autoridade das Escrituras é maior que a compreensão de toda a razão humana".

. “Meu conselho é que tiremos água da fonte verdadeira, isto é, que pesquisemos diligentemente as Escrituras. Aquele que se atém ao texto da Bíblia é um teólogo de verdade”.

.“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias”.

 

PRESERVAÇÃO DA BÍBLIA

“É um milagre a maneira pela qual Deus tem preservado seu livro durante tanto tempo! Como é bom e glorioso ter a Palavra de Deus”.

 

CONFORTO QUE VEM DAS ESCRITURAS

. “Numa Palavra, a Bíblia Sagrada é o melhor e mais elevados dos livros, abundando em conforto nas horas das aflições e dificuldades. Ela nos ensina a ver, sentir e acalmar a fé, a esperança e o amor, mais do que pode a razão humana. Enquanto o diabo nos oprime, ela nos ensina como essas virtudes lançam luz sobre as tarefas e, como, depois desta nossa existência pobre e miserável na terra, há outra e eterna vida".
. “A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da bem-aventurança".

. “Nada ajuda mais poderosamente contra o demônio, o mundo, a carne e todos os maus pensamentos do que ocupar-se com a Palavra de Deus de Deus, conversar sobre ela e contemplá-la".

 

LEITURA, ORAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

. “Não podemos alcançar a compreensão das Escrituras pelo estudo e pelo intelecto. Nossa primeira tarefa é começar com a oração. Seu primeiro dever é começar pela oração. Rogue ao Senhor para lhe conceder, em sua grande misericórdia, o verdadeiro entendimento de Sua Palavra. Não há outro intérprete da Palavra de Deus além do Autor desta Palavra, como Ele próprio disse: "Todos serão ensinados de Deus" (João 6:45). Não espere nada de seus próprios esforços, do seu próprio entendimento. Confie exclusivamente em Deus e na influência do Seu Espírito. Acredite na palavra de um homem que tem experiência”.
. “Nenhuma pessoa compreende as Escrituras, a menos que esteja ligado com a Cruz".

. “Pare em cada versículo da Bíblia e, por assim dizer, sacuda cada ramo dele, para que, se possível, pelo menos caia algum fruto”.

 

A EXPERIÊNCIA PESSOAL DA LEITURA

. “Por alguns anos, li a Bíblia toda duas vezes ao ano. Imagine a Biblia como uma grande arvore e cada palavra como um pequeno galho. Eu tenho sacudido cada um destes galhos porque quero conhecer o que ela é e o que significa".

. “Desde os 28 anos de idade, eu sou um doutor e tenho então constantemente lido e pregado a Bíblia. Ainda não a esgotei, porque encontro algo novo a cada dia".

. “A Bíblia é uma erva, quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala. À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com sua Palavra”.

. “Nas Escrituras, cada florzinha é uma campina”.

 



[1]Frasse dita perante Carlos V e a Assembléia do Sacro Império Romano-Germânico, celebrada em Worms, em 1521.