A DIFERENÇA ENTRE O REINO DE DEUS E OS REINOS DO MUNDO (Sylvio Macri)

Davi foi o grande rei de Israel que, sob a direção e dependência de Deus, levou a nação a uma posição jamais alcançada, nem antes nem depois. Entretanto, bastaram duas gerações de seus descendentes para levarem a nação israelita a uma derrocada sem fim. Salomão começou bem e até expandiu o reino deixado pelo pai, mas suas mulheres ímpias o fizeram abandonar o Senhor e cultuar deuses falsos, trazendo o juízo de Deus sobre ele e seu povo. Roboão, neto de Davi, por sua incompetência e, principalmente, por sua arrogância, levou o reino à divisão, ficando ele mesmo com apenas duas das doze tribos.
 
O grande erro de Roboão foi abandonar o Senhor e agir como um rei ímpio. Depois de ver o reino dividido, ainda sofreu a invasão do território que lhe restou pelo rei egípcio Sisaque e seu grande exército, que chegou às portas de Jerusalém. Deus mandou o profeta Semaías dizer a Roboão que essa invasão era um castigo de Deus: “Assim diz o Senhor: Vós me abandonastes, por isso eu também vos entreguei na mão de Sisaque.” (2Cr.12.5). Aliás, a própria divisão do reino já havia sido um castigo de Deus por causa dos pecados de Salomão, predito por meio do profeta Aías (1Rs.11.26-40).   
 
Sisaque entrou com seus soldados em Jerusalém, saqueou o templo e o palácio real, e levou todos os seus tesouros. Contudo, o rei Roboão e seus conselheiros se humilharam diante de Deus. Então o Senhor falou novamente por meio do profeta Semaías: “Não os destruirei porque eles se humilharam; mas lhes darei auxílio e a minha ira não será derramada contra Jerusalém, por intermédio de Sisaque. Entretanto serão seus servos, para que conheçam a diferença entre a minha servidão e a servidão dos reinos da terra.” (2Cr.12.7,8).
 
Os israelitas eram o povo de Deus na terra, mas esqueceram-se disso e passaram a agir como uma nação comum. Por isso o Senhor os fez sentir a diferença entre seu domínio amoroso e liberal e o domínio despótico, absoluto, dos reinos do mundo. Ser súdito do Deus soberano é muito diferente do que servir aos governantes deste mundo, os quais são arrogantes, injustos e corruptos. Deus nos governa com graça e misericórdia, os governantes do mundo nos governam com mão de ferro e sem compaixão. Os reinos do mundo nos oprimem e tiram tudo o que puderem de nós, até mesmo a vida. No reino de Deus temos justiça, paz e alegria.
 
Pr. Sylvio Macri