Muito se tem falado e escrito sobre eficiência e eficácia em ambientes organizacionais e acadêmicos. Uma breve pesquisa informal desses termos em trabalhos acadêmicos ajuda a demonstrar este cenário.
Eficiência e eficácia são temas ricos e relevantes para qualquer empreendimento de uma Organização. Entretanto, é a aplicação da efetividade em projetos que possibilita mudanças significativas que geram efeitos reais para os impactos longevos nas Organizações.
Isso porque, devido ao grau de complexidade e compromissos associados aos projetos advindos destes empreendimentos, requerem o estabelecimento de um modelo de gestão, disponibilidade de recursos e competência, capazes de atenderem aos seus requisitos e cumprirem suas diretrizes estratégicas. Dado que, segundo VALLE (et al. 2007) e XAVIER (2014), é por meio de projetos que as Organizações realizam as suas mudanças.
No entanto, a aplicação isolada de eficiência e eficácia em projetos não possui o mesmo resultado que juntas oferecem em ação.
Luiz Claudio Simões é Especialista em Projetos. Profissional com mais de 08 anos de experiência no Gerenciamento de Projetos de desenvolvimento de software e outros 20, atuando como analista-desenvolvedor. Graduado em Tecnologia de Informática pelo Centro Universitário da Cidade. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos e Pós-MBA em Gestão Executiva de Projetos, ambos pela Fundação Getúlio Vargas. Membro do PMI desde 2011. Atuou como GP de FSW, Outsourcing e PMO em grandes Organizações.
Clicando no link abaixo, você poderá acessar o material (PDF) completo sobre o assunto:
ALÉM DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA: O GESTOR DE PROJETOS E SUA EFETIVIDADE
Se desejar, pode copiar e colcar o link abaixo no seu navegador:
http://prazerdapalavra.com.br/files/Alm_da_eficincia_e_eficcia_em_projetos.pdf