OS PASTORES DA CASA

Quando escreveu a Timóteo, Paulo lhe disse, cheio de alegria:

 

“Lembro das suas lágrimas e estou ansioso por ver você, para que eu transborde de alegria. Lembro da sua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em sua avó Loide e em sua mãe Eunice, e estou certo de que habita também em você.

(2Timóteo 1.3-5 Nova Almeida)

 

Aprendemos algumas importantes instruções para as nossas vidas hoje.

 

1.          Como Timóteo, o próprio apostolo Paulo foi educado por seus antepassados (pais).Timotéo foi educado por duas mulheres (a avó e a mãe) que, mesmo na ausência de um pai ou avô, não deixaram a tarefa sem se realizar.

(Esta é uma situação cada vez mais comum hoje, com os avós desempenhando importantes papéis nas vidas dos seus netos. O fato de faltarem pessoas na família, suas tarefas precisam ser executadas por outros.)

 

2.          A fé pode ser completamente nova ou pode ser recebida dos pais e apropriada. (Aquelas que nasceram em lares genuinamente cristãos não precisam ter vergonha de ter nascido num berço evangélicos. Antes, devem considerar esta circunstância com um presente e Deus.)

 

3.          Nossas famílias precisam de pastores e, em gerais, os pais (em sentido genérico, que inclui homens emulheres) são os pastores da casa. Eles ensinam. Com atitudes e com palavras, o que ensinam fica para sempre.

 

Diante destes pressupostos, seguem algumas sugestões de natureza prático para o pastoreiode nossas famílias:

 

1. Paute a vida da casa pelos valores da Bíblia, não pelas heranças familiares e nem pelas ideologias de plantão. (Nossa familia pode ter feito errado. As ideologias geralmente estão fora dos princípios de Deus.)

 

2. Assuma a tarefa de pastorou pastorada casa. (O ideal é que o casal se pastoreie mutuamente. Se só um deles exercer seu ministério que o faça com sabedoria. Se apenas um deles tem condições espirituais de pastorear que o faça com santidade.)

 

3. Ore todos os dias por seus filhos.(Ore com toda a dedicação e emoção, não burocraticamente.)

 

4. Avalie como foi a educação recebida dos seus pais. (Ao avaliar, você poderá fazer ainda melhor outerá a oportunidade decorrigir a experiência com seus pais, para não a repetir.)

 

5. Torne a educação cristã dos seus filhos como uma tarefa essencial. (Não negligencie o papel que lhe pertence.

 

6. Conte histórias da Bíblia para as crianças.(Escolha uma história e leia para seu filho ou filhos. Se preferir, reconte, recriando a história para que seja bem recebida.)

 

7. Cante para seus filhos. (Se nao souber ou não quiser cantar, ponha músicas de valor eterno para despertar. Cito meu exemplo: peu pai não cantava, mas punha discostodas as manhãs, ao som dos quais eu acordar. Todos estão bem guardadas na minha memória.)

 

8. Forme uma biblioteca em casa. (Compre livros e os ponha numa estante. Se seu filho ler, será inspirado. Se seu filho apenas olhar os olivros, será desafiado.)

 

9. Priorize a frequência à igreja, desde cedo. (Sacraliza o domingo. Não faça nele o que pode ser feito em outros dias. Dedique-o à Palavra de Deus.

 

10. Realize cultos em família. (Celebre cultos em sua casa e não apenas na igreja. Seja simples: leia um texto bíblico (para ser discutido), cante (se for possivel) e ore de mãos dados. A experiencia ficará para sempre.)

 

Israel Belo de Azevedo