DEUS SONHA? (Sylvio Macri)

Nos últimos tempos tenho ouvido frequentemente canções, pregações e afirmações diversas dizendo que Deus tem sonhos. Também tenho visto postagens nas redes sociais que dizem o mesmo. Mas, será que Deus sonha?

De fato, há muitas citações de sonhos na Bíblia, algumas famosas, como aquele de Jacó em que uma escada que tocava o céu (Gn.28.12), ou aquele em que Deus diz a Salomão para pedir o quiser e o jovem rei pede apenas sabedoria para governar (1Rs.3.4-15). Também famoso é o sonho que José teve respeito do nascimento de Jesus (Mt.1.20,21). Esses episódios mostram que Deus usou sonhos para revelações específicas a certas pessoas, mas não podem ser usados para estabelecer um ensino doutrinário.

Por outro lado, a Bíblia fala dos sonhos como algo passageiro, volátil, e com os quais se deve ter cuidado (Jó 20.8; Ec.5.7; Sl.73.20; Sl.90.5). E, mais ainda, a Palavra de Deus nos adverte contra os falsos profetas que usam seus pretensos sonhos para desviar e enganar o povo de Deus (Dt.13.2-5; Jr.23.25-28,32; Zc.19.2). Mas, em nenhum texto, a Bíblia afirma que Deus sonha. Pelo contrário, a Bíblia diz que Deus não dorme (Sl.121.4), e quem não dorme não sonha, não é?

O que se pode conhecer sobre Deus é aquilo que ele próprio nos revela, e a Bíblia descreve essa revelação, porém, em linguagem humana, pois os instrumentos que o Espírito Santo usou para escrever a Bíblia eram seres humanos (2Pd.1.21). E a linguagem humana é extremamente pobre para descrever a maneira de ser, de sentir e de agir do Senhor. Entretanto, é a linguagem que o Senhor usou para comunicar-se conosco.

Por isso, temos na Palavra de Deus aquilo que os teólogos chamam de antropomorfismos (atribuir a Deus formas humanas, como mãos e pés – Sl.19.1), antropopatismos (atribuir a Deus atitudes humanas, como arrepender-se – Gn.6.6), geomorfismos (atribuir a Deus formas da natureza, como a rocha – Sl.92.15) ou zoomorfismos (atribuir a Deus formas de animais, como asas – Sl.57.1). Ora, sabemos perfeitamente que Deus não tem mãos ou asas, não é um mineral sólido (Jo.4.24) e não se arrepende (Tg.1.17).

Talvez tenha sido por causa dessa maneira humana de descrever o Senhor usada na Bíblia, que alguns foram levados a dizer que Deus sonha, mas isso é levar longe demais nosso pensamento sobre Deus, que nunca deve extrapolar os limites da Bíblia, sua revelação autorizada. Portanto, Deus não sonha. E também devemos ter o cuidado de não afirmar que Deus irá realizar nossos sonhos (leia-se: nossos desejos), pois o que Deus realiza em nós é sempre e exclusivamente a sua vontade – boa, agradável e perfeita (Rm.12.2).

Pr. Sylvio Macri