NOS PASSOS DE JESUS – 3 (Oswaldo Jacob)

E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galileia, e expulsava os demônios (Mc 1.39).

 

Jesus veio para buscar e salvar o homem perdido (Lucas 19.10). O seu ministério consistia em ensinar, pregar e curar. O Senhor pregava nas sinagogas dos judeus e expulsava os demônios. Muitas pessoas eram escravas de satanás e foram libertas por Jesus.

Nos passos de Jesus nós aprendemos a ver as necessidades das pessoas e pregar-lhes o evangelho que salva, cura e liberta. Seguindo-O e servindo-O somos desafiados a ajudar as pessoas nas suas múltiplas necessidades. Aprendemos com o Servo Sofredor que devemos servir em ver de ser servidos (Mateus 20.28). Amar em vez de exigir amor dos outros. Perdoar em vez de reivindicar perdão. 

O Senhor ia por toda a parte fazendo o bem (Atos 10.38). Com o Seu profundo amor Ele tocava as pessoas. Ele conhecia o mais profundo do ser. Sabia perfeitamente as intenções do coração. O Salvador sempre foi empático, altamente sensível à dor dos pecadores perdidos. O Seu amor nos toca, encoraja, fortalece e nos torna solidários. Na verdade, em Cristo Jesus, os solitários são tornados solidários. Os que pensam só em si passam a pensar nos outros. 

Como Jesus, precisamos ser sensíveis ao sofrimento do próximo. À semelhança do Mestre,  necessitamos ouvir o grito dos desassistidos, miseráveis e dos rejeitados pela sociedade altamente egoísta e alienada. Como o Mestre, devemos levar uma palavra aos cansados e oprimidos para que recebam alívio (Mateus 11.28-30).

Ao andarmos com Jesus, pela fé, somos mais que vencedores (Romanos 8.37). Somos examinados por Ele. O Senhor Jesus nos confronta em Seu amor. Ele é o nosso melhor Amigo (João 15.13,14). O nosso Supremo Pastor. A nossa comunhão com Ele deve ser diária e ininterrupta. Nessa comunhão revelamos a nossa dependência dEle (João 15.5).

Andar com o Senhor Jesus é caminhar na estrada da compaixão, ternura, sabedoria e misericórdia. Aprendemos com Ele a não julgar, ferir, prejudicar. Ele nos ensina a perdoar, caminhar a segunda milha, dividir as cargas e servir com alegria e singeleza de coração.

Andar com Cristo Jesus é palmilhar a estrada do contentamento e da satisfação em Deus Pai. Com Ele, aprendemos a agradecer as circunstâncias mais difíceis da vida, a amar os nossos inimigos, bendizer os que nos maldizem e abençoar os que nos perseguem.

Aprendemos com Jesus a perfeição no falar, agir e sentir. Ele ordenou que sejamos perfeitos como perfeito é o nosso Pai Celeste (Mateus 5.48). Em Cristo Jesus temos abundância de alegria, experimentamos segurança e temos esperança. Vivemos dEle, por Ele e para Ele. O Mestre é a âncora da nossa alma. O arrimo da nossa sorte.

Nos passos de Jesus aprendemos a ser humildes de espírito, mansos, limpos de coração, pacificadores, misericordiosos, perseguidos por causa da justiça (Mateus 5.1-12). Em nossa caminhada com Ele somos sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-16). Testemunhas poderosas do Seu Evangelho em toda terra (Atos 1.8). 

Nos passos do Senhor Jesus aprendemos a louvar, cantar, adorar a Deus Pai em espírito e em verdade (João 4.24). Andando como Ele andou somos felizes (1 João 2,6). Aprendemos a sabedoria e o discernimento. Crescemos na Sua graça e no Seu conhecimento. Seguindo e servindo a Cristo glorificamos a Deus Pai!