O DIA DA EXPIAÇÃO (Dinaura Barcelos)

“Disse o Senhor a Moisés: “O décimo dia deste sétimo mês (no calendário Gregoriano parte de Setembro e Outubro) é o Dia da Expiação. Façam uma reunião sagrada e humilhem-se, e apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo. Não realizem trabalho algum nesse dia, porque é o Dia da Expiação, quando se faz  propiciação por vocês perante o Senhor, o Deus de vocês.” (Levítico 23: 26-28)NVI. Estamos nas semanas de festividades, que Deus ordenou a Moisés, que fossem celebradas no Velho Testamento. Uma delas é o  Dia da Expiação ou do Perdão, “Yom Kipur”e é considerado o dia mais importante do calendário hebraico! Nesse ano o Dia da Expiação começa dia 14, à tarde e vai até a tarde do dia 15 de Setembro.

 

De acordo com a Palavra de Deus, este dia é importante porque o povo era chamado para comparecer diante de Deus, que é santo, e lembrar Israel que eles eram povo pecador. Era uma santa convocação anual, em que o povo teria que afligir a si próprio, ou seja jejuar, não trabalhar, e apresentar uma oferta de comida ao Senhor. Hoje Sua Palavra nos lembra que, “tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé… e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5:1,2) NVI. Nos lembramos da cruz que Jesus, o filho de Deus carregou, fomos perdoados dos nossos pecados e recebemos o direito de celebrar a santidade de Deus!

 

Estudiosos da Palavra dizem que nesta data Deus parou para pensar e colocou seu pensamento em ação; nesta data o mundo foi criado, “Houve tarde e manhã, o dia primeiro” (Gn 1:5); nesta data a Arca de Noé parou sobre o Monte Ararat; nesta data provavelmente Jesus tenha nascido. Situações importantes aconteceram nesta data em nosso favor. Hoje, o grande Expiador já se fez oferta por nós e nos garante a oportunidade de agarrar esta estação e oportunidade criadas por Deus. Crer que nossa vida financeira pode ser mudada, que nossa saúde pode ser restaurada, que sua filha pode voltar para casa, que seu filho pode deixar o álcool e a droga e que seu relacionamento pode ser restaurado se torna visível. Satanás faz de tudo para que percamos a resposta de Deus, porque sabe que o tempo dele está contado. Por isso ele entra nas nossas finanças, nos nossos negócios, na nossa saúde, na nossa família, nas nossas igrejas, nos nossos relacionamentos, e até na política! Nesta estação Satanás apronta com o mundo com guerras, terrorismos, terremotos e outras infiltrações malígnas, porque sabe que Deus está pronto para tomar uma decisão a nosso favor. A oportunidade está lançada. Faça como Paulo na Ilha de Malta, sacode a serpente da sua mão e jogue-a ao fogo;  declare em voz alta a Palavra de Deus; ore, jejue, clame, toque a trombeta, como Joel ensinou “Toquem a trombeta em Sião; dêem o alarme no meu santo monte.. pois o dia do Senhor está chegando” Jl 2:1