Ana entrou na área do altar quando Jesus era consagrado. Tendo visto o que viu, ela não se parava de agradecer ao Deus Eterno e de testemunhar diante de todos que Jesus era o Messias que Israel esperava.
(2.39-40)
Assim, a família de Jesus cumpriu todas as instruções estabelecidas na legislação de Israel.
Algum tempo depois, [depois de um período escondidos no Egito] os três voltaram para Nazaré, sua cidade natal na Galileia.
Ali menino cresceu e se fortaleceu, física e intelectualmente, sob os cuidados do Deus Eterno.
(2.41-52)
Alguns anos se passaram.
Era um hábito da família de Jesus viajar de Nazaré a Jerusalém para participarem da Festa da Páscoa.
Foi o que aconteceu também quando Jesus completou 12 anos de idade.
Quando o período de oito dias da festa acabou, voltaram para Nazaré.
No primeiro momento, José e Maria não perceberam que Jesus não seguia com eles. Depois que notaram, acharam que ele estivesse misturado com os outros peregrinos da caravana, todos parentes ou amigos, e continuaram a viagem. Só no segundo dia, preocupados, começaram a procurar por ele.
Em sua busca, acabaram chegando de novo a Jerusalém. E então o encontraram, três dias depois de terem sentido sua falta. Ele estava no tempo, numa classe de estudo bíblico. Como bom aluno, ele ouvia o que lhe diziam, fazia perguntas e debatia com os professores. Suas respostas inteligentes deixaram todos maravilhados. Quando José e Maria o encontraram, ficaram muito felizes.
A mãe, no entanto, perguntou:
— Menino, por que você fiz isto com a gente? Eu e seu pai estávamos desesperados atrás de você.
Jesus respondeu enigmaticamente:
— Vocês me procuravam por que? Vocês deviam saber que eu precisava ficar um pouco mais na casa do meu Pai eterno.
Seus pais não compreenderam o que ele quis dizer, mas ficou tudo bem.
Jesus retornou para Nazaré com os seus pais, aos quais obedecia integralmente. Maria não esqueceu nenhum destes momentos.
(2.52)
Jesus continuou crescendo física, intelectual e espiritualmente, e todos os que o conheciam eram testemunhas do seu desenvolvimento.
Lucas 3
(3.1-2)
João, filho de Zacarias, cresceu, tornou-se adulto e, chamado pelo Deus Eterno, começou, o seu ministério no ano 27 da era cristã.
Nessa época, o imperador Tibério estava no 15º do seu governo em Roma. Pôncio Pilatos era o governador da Judeia, cargo que ocupou desde o ano 26 da era cristã. Na Galileia, o governo era chefiado por Herodes Antipas, filho de Herodes o Grande, desde o ano 4 a.C. Em Jerusalém, a função de sumo sacerdote era exercido oficialmente por Caifás, desde o