REFLEXÕES BOM DIA PARÁFRASES – LUCAS (PARTE 41)
Mt 22.23-33; Mc 12.18-27
27 Chegando alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, 28 perguntaram a Jesus:
— Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se um homem casado morrer sem deixar filhos, o irmão desse homem deve casar com a viúva e gerar descendentes para o falecido. 29 Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou e morreu sem filhos; 30 o segundo 31 e o terceiro também casaram com a viúva, e assim foi com os sete. Todos morreram sem deixar filhos. 32 Por fim, morreu também a mulher. 33 Portanto, na ressurreição, de qual deles a mulher será esposa? Porque os sete casaram com ela.
34 Jesus respondeu:
— Os filhos deste mundo casam e se dão em casamento, 35 mas os que são considerados dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. 36 Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. 37 E que os mortos ressuscitam, Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando afirma que o Senhor é o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. 38 Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem.
39 Então alguns dos teólogos disseram:
— Boa resposta, Mestre!
40 E não ousaram mais fazer perguntas a Jesus.
O Cristo, filho de Davi
Mt 22.41-46; Mc 12.35-37
41 Mas Jesus lhes perguntou:
— Como se pode dizer que o Cristo é filho de Davi? 42 Pois o próprio Davi afirma no Livro dos Salmos:
“Disse o Senhor ao meu Senhor:
‘Sente-se à minha direita,
43 até que eu ponha os seus inimigos
por estrado dos seus pés.’”
44 — Portanto, Davi o chama de Senhor. Então como ele pode ser filho de Davi?
Jesus censura os teólogos
Mt 23.1-36; Mc 12.38-40; Lc 11.37-54
45 Quando todo o povo estava ouvindo, Jesus disse aos seus discípulos:
46 — Cuidado com os teólogos, que gostam de andar com vestes talares e muito apreciam as saudações nas praças, as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. 47 Eles devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações. Estes sofrerão juízo muito mais severo.
21
A oferta da viúva pobre
Mc 12.41-44
1 Jesus estava observando e viu os ricos que lançavam seu dinheiro na caixa de ofertas. 2 Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas. 3 Então Jesus disse:
— Em verdade lhes digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. 4 Porque todos esses deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.
A destruição do templo