“A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo”.
(Platão, 428-348 a. C.)
Só vence quem luta.
Infelizmente, há pessoas derrotadas, deixando-se dominar por seu temperamento, seja ele explosivo, impulsivo, exibido ou tímido, tendente ao ânimo ou ao desânimo, à alegria ou à tristeza. No entanto, a Bíblia ensina que a paz de Cristo deve encher os nossos corações (Colossenses 3.15).
Há pessoas que se permitem dominar por seus instintos. No entanto, a Bíblia ensina que todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas são convenientes (1Coríntios 6.12).
Há pessoas que aceitam ser vencidas por seus vícios. A Bíblia fala dos vencidos do álcool (Isaías 28.1) e podemos falar nos vencidos do sexo, nos vencidos do cigarro, nos vencidos do sedentarismo. O pecado não pode ter domínio sobre nós, porque estamos sob a batuta da Graça (Romanos 6.14).
Há pessoas que aceitam as ideologias dominantes, seja em relação ao corpo, seja em relação à mente. No entanto, a Bíblia ensina que não devemos nos amoldar a este mundo, mas nos transformar pela oxigenação da nossa mente, para que realmente sejamos felizes (Romanos 12.2).
“Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês”. (Romanos 12.1)
Bom dia!!
Israel Belo de Azevedo
@israelbelooficial
comunidadedabiblia.com.br