O MELHOR REMÉDIO

O melhor remédio é o Amor.

Certo dia um médico sábio falou:

– O melhor remédio é amor e carinho.

Alguém perguntou:

– E se não funcionar?

O sábio sorriu e respondeu:

– Aumente a dose.

Não podemos esquecer de que “muitas vezes água com açúcar (placebo) dada com AMOR faz mas efeito do que remédio dado com indiferença”.

Christophe André em seu livro “Deixe a vida te consolar” diz que o neurologista Reymond Garcin costumava dizer que “A base da medicina é o amor”.

Ele cita, a esse respeito, a resposta do prêmio Nobel de medicina Charles Nicolle a um colega que lamentava a condição de um paciente:

_ “você segurou a mão dele, ao menos”?

Para consolar, é inútil usar estratégias muito complexas: tudo começa com a presença, uma intenção, gestos e palavras simples. Flauber, convencido da nossa inabilidade dizia:

_ nossas palavras são como uma panela furada em que buscamos melodias de fazer dançar ursos enquanto gostaríamos de comover as estrelas (paráfrase).

Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão.

Empatia, Amor, Afeto e amizade. Uma porção de cada um desses ingredientes ameniza o sofrimento do outro.

– A psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor. A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como são umas poucas palavras boas (afetuosas)”, disse Freud, o pai da psicanálise

“Amor, afeto e entusiasmo podem sempre ser oferecidos sem medida ou dosagem, quanto maior a oferta, mais positiva a atmosfera”. Não há contraindicação.

Deixo aqui um versículo bíblico extraído do livro de Jó, 6.14: Ao Que está aflito devia o amigo mostrar compaixão.

Finalizando, cito Tereza de Calcutá sobre o Amor:

Nós podemos curar as doenças físicas com remédios, mas a única cura verdadeira para a solidão, o desespero e a falta de esperança é o amor. No mundo há muitas pessoas que estão morrendo por um pedaço de pão, mas também, há muitas pessoas morrendo porque lhes falta um pouco de amor.

Antonio Sias

plugins premium WordPress