TRABALHANDO JUNTOS (Richard José Vasques)

 

Recebi uma mensagem de um amigo-irmão que mora na outra América, onde ele repassa um artigo do Monday Manna (Maná da 2ª Feira), de Robert J. Tamasy, intitulado “Rooted Together for Strenght”, que traduzi assim: “Fortalecendo-nos pelo Entrelaçamento de Nossas Raízes”. Interessante como a língua inglesa diz mais coisas com menor número de palavras. Crentes em Jesus são pessoas que precisam conhecer e se basear na Palavra de Deus (Bíblia), então mexemos com palavras e seus significados.

 

O Velho Testamento foi escrito em hebraico e aramaico, enquanto que o Novo Testamento foi escrito em grego. Interessante ver a profundidade dos significados das palavras usadas no Novo Testamento. Em vários casos há necessidade de explicação para se entender o sentido da palavra aplicada em determinada passagem bíblica.

 

Voltando então à mensagem que recebi, o autor fala das Sequoias, que são árvores enormes, que atingem até 100 metros de altura, 8 metros de diâmetro e vida além de 1.000 anos. São suas características que permitem ter altura incrível e longevidade. Os cientistas descobriram que a principal razão para isso é o sistema de raízes: “as sequoias entrelaçam as suas raízes com outras sequoias capacitando-as a compartilharem força e recursos necessários para seu crescimento e saúde, além de ficarem mais bem equipadas para resistir às adversidades.”

 

        

 

Imaginem como seria nosso rendimento em casa, no mundo corporativo, na igreja, na comunidade, se trabalhássemos como as sequoias: em equipe, fortalecendo uns aos outros. Temos a tendência de trabalhar individualmente. Esse é um desafio para mim e para nós todos; buscarmos trabalhar em equipe.

 

Alguns destaques do trabalho em equipe: (a) estarmos juntos para um apoiar o outro (um fortalecendo o outro); (b) compartilhar recursos para a obtenção de benefícios comuns (recursos materiais e intelectuais); (c) atingir grandes resultados.

 

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.”(Eclesiastes 4.9-12). Boa semana.

 

Richard José Vasques

E-mail: rjv@uol.com.br

RJV Consultoria:http://rjvconsultoria.wix.com/rjv2000

RJV Engenharia:http://rjvconsultori9.wix.com/engenharia