“Não afastes de tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de obedecer a tudo que nele está escrito; assim farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Josué 1.8).
Moisés havia morrido. Agora cabia a Josué, seu auxiliar direto por mais de quarenta anos, liderar o povo em seu lugar. Mesmo tendo sido diretamente escolhido por Deus, podemos dizer que Josué era o substituto natural de Moisés. Se o povo pudesse escolher, também optaria por Josué. Ele estava bem preparado em todos os sentidos, mas temia e tremia diante da missão de substituir um homem como Moisés. Qualquer um de nós teria esse medo. Por isso o Senhor o cercou de cuidados e manifestou-se a ele, encorajando-o e garantindo-lhe sua presença permanente.
Mas, ao mesmo tempo em que o encorajou, o Senhor ensinou-lhe três coisas importantes para que ele fosse bem sucedido como líder do povo de Deus, todas elas relacionadas com a Palavra de Deus. Sim, porque Josué não era nada mais que um ministro da Palavra que havia sido transmitida por Deus por meio de Moisés. Ele somente seria bem sucedido em levar o povo a conquistar a terra prometida se não se desviasse da Lei do Senhor, nem para a direita nem para a esquerda. Para isso deveria respeitar três princípios básicos.
O primeiro deles é: “Não afastes de tua boca o livro desta lei”. Para liderar o povo de Deus, Josué precisava usar como única norma a Palavra de Deus. Ao ensinar, exortar, corrigir, consolar, animar, e em tudo o mais que dissesse, sua regra, seu tema e seu conteúdo deveria ser essa Palavra. Na boca do líder do povo de Deus não pode haver outra palavra, a não ser a de Deus. É importante que ele adquira todo conhecimento e treinamento possível, mas o uso disso deve ser submetido à Palavra de Deus.
O segundo princípio é: “Medita nele dia e noite”. O verbo aqui usado também poderia ser traduzido por “decora-o”, cuja raiz é o latim “cor”, que significa coração. Para os antigos, coração tinha a ver com mente, pensamento, e não com sentimentos ou emoções. Se Josué gravasse em sua mente a Palavra de Deus, sendo capaz de pensar nela dia e noite, ele seria capaz de liderar o povo de acordo com a vontade do Senhor. A Bíblia precisa dominar a mente do líder do povo de Deus, para que ele seja bem sucedido na sua missão.
O terceiro princípio é: “Tenha o cuidado de obedecer a tudo o que nele está escrito”. Josué deveria mostrar por sua vida que não somente pregava, mas também vivia a Palavra. Ele somente teria autoridade perante o povo se obedecesse a Lei do Senhor. O líder do povo de Deus deve ser o primeiro a cumprir aquilo que prega e ensina. Nenhum líder será bem sucedido se o povo perceber que ele é hipócrita. Ninguém segue um líder assim por muito tempo.
Pr. Sylvio Macri