NABAL (Sylvio Macri)

“Este homem se chamava Nabal, e o nome de sua mulher era Abigail. A mulher era sensata e bonita; porém o homem era grosseiro e mau; ele era da família de Calebe.” (1Samuel 25.3).
 
Nabal era um rico fazendeiro que tinha terras e muito gado ovino e caprino, na região do Monte Carmelo. Tendo sido informado que Nabal e seus empregados estava tosquiando suas ovelhas, e sendo a tosquia uma ocasião para comemorações com grandes banquetes, Davi enviou dez emissários a Nabal para pedir-lhe que compartilhasse com ele e seus soldados um pouco dessa fartura de comida. Como justificativa para esse pedido, Davi argumentou que, nos dias passados, quanto os empregados de Nabal estiveram apascentando suas ovelhas onde Davi e seu exército estavam acampados, estes os tinham protegido e assistido .
 
Nabal respondeu muito mal a este pedido de Davi, destratou seus emissários, e disse que Davi  era um escravo fugitivo. Davi que tinha sido tão tolerante com Saul, poupando-lhe a vida por duas vezes, não teve a mesma atitude para com Nabal. Ao contrário, ao saber dessa grosseria, convocou quatrocentos dos seus homens para se vingar de Nabal. Os empregados de Nabal, mais sensatos do que ele, foram contar a Abigail o que acontecera, e esta se apressou em consertar a situação, pois Davi dissera que na fazenda de Nabal não ficaria ninguém vivo. 
 
A comida já estava pronta, por isso Abigail carregou logo alguns animais com uma boa quantidade e foi encontrar-se com Davi, para tentar dissuadi-lo do ataque a Nabal. Esse nome significa “tolo”, “insensato”, e Abigail começou sua negociação dizendo que Nabal fazia jus ao seu nome e tinha cometido uma grande tolice. Mas, com muito tato, disse que Davi estava prestes a cometer outra, pois iria responder à grosseria com uma força desproporcional. Tal ato de vingança arruinaria sua carreira de futuro rei, e derramaria muito sangue inocente. E acrescentou que o Senhor é quem seria seu vingador.
 
Tendo aceitado a argumentação de Abigail e a comida que ela trouxera, Davi voltou em paz para o seu acampamento. Abigail voltou para casa e encontrou seu marido em plena festa, já empanturrado de comida e bebida. Aguardou o dia seguinte para contar-lhe do perigo que ele correra e do qual ela o livrara. Nabal ficou tão assustado que teve um ataque do coração, e uns dez dias depois morreu. Davi ficou tão encantado com a sabedoria e a beleza de Abigail, que quando soube que ela ficara vúva, pediu-a em casamento. 
 
É sempre bom lembrar: “Não vos vingueis a vós mesmos, mas daí lugar à ira de Deus, pois está escrito: A vingança é minha; eu retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque se fizeres isso, amontoarás brasas sobre a cabeça dele. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm.12.19-21).
 
Pr. Sylvio Macri