QUE FALTA FAZ A BÍBLIA! (Sylvio Macri)

“Ide, consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que foi achado; porque grande é a ira do Senhor, que se acendeu contra nós, pois nossos pais não obedeceram às palavras deste livro, para cumprirem tudo quanto está escrito a nosso respeito.” (2Reis 22.13).

Quando leio a história de Josias, rei de Judá, sua figura cresce aos meus olhos, pois não tendo acesso à Palavra de Deus escrita, apenas com o precário ensino oral de que dispunha, dispôs seu coração para uma vida de inteira consagração ao Senhor. Registre-se ainda a pesada herança moral e espiritual que recebera de seu pai, Amom, e seu avô, Manassés. Mesmo assim, Josias entendeu que devia buscar o Senhor e levar seu povo a buscá-lo.

E começou por reformar o templo do Senhor. Quando tinha 26 anos, encarregou seus principais auxiliares de fazer empreender essa grande reforma. Durante os trabalhos foi encontrado o Livro da Lei (os cinco livros escritos por Moisés), que estava perdido em algum canto do templo. O livro foi trazido ao rei e lido perante ele, que foi tomado por um grande tremor e temor diante do que ouviu, e mandou consultar o Senhor através da profetiza Hulda.

Durante séculos, tanto os líderes como o povo abandonaram tão completamente a leitura do Livro da Lei, que suas cópias se perderam, assim descumprindo dois mandamentos especiais dessa própria Lei. O primeiro se referia ao próprio rei: “Quando se assentar sobre o trono do seu reino, fará para si uma cópia desta lei, tirada do exemplar que está com os sacerdotes levitas, e a escreverá num livro. Ele o terá consigo e o lerá todos os dias da sua vida.” (Dt.17.18,19a).

O segundo dizia respeito à leitura periódica da Lei perante o povo, de sete em sete anos, ao se reunirem para a Festa dos Tabernáculos, uma ordem dada aos sacerdotes: “Quando todo o Israel comparecer perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, esta lei será lida diante de todo o Israel, para que todos ouçam. Reuni o povo, homens, mulheres e crianças, e os estrangeiros dentro das vossas cidades, para que ouçam, aprendam e temam ao Senhor vosso Deus e tenham o cuidado de obedecer a todas as palavras desta lei.” (Dt.31.11,12).

Infelizmente a resposta da profetiza, foi terrível: “Assim diz o Senhor: Eu trarei castigo sobre este lugar e seus moradores, conforme todas as palavras do livro que o rei de Judá leu.” (2Rs.22.16). O rei, então, convocou o povo para ouvir a leitura do Livro da Lei e fez uma aliança de guardar todos os seus mandamentos de todo o coração; e o povo confirmou essa aliança.  A “limpeza” de objetos de idolatria e de práticas idolátricas que Josias promoveu em seguida, no templo, em Jerusalém e outras cidades, mostra como os judeus de se desviaram da Lei.

Quanta falta fez a leitura da Palavra de Deus! Hoje temos os sessenta e seis livros, a revelação completa de tudo o que precisamos para crer e praticar. Leiamos e estudemos a Bíblia!

Pr. Sylvio Macri