“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto” (v.10).
Pai misericordioso, apaga as nossas transgressões, os nossos pecados, inclusive os de omissão. Senhor, faça isso segundo a multidão, a abundância das Tuas misericórdias. Em função delas, Tu não nos dás o que nós merecemos. Precisamos ser lavados completamente da nossa injustiça, da nossa iniqüidade. Estamos convictos de que o sangue do Senhor Jesus Cristo nos purifica de todo pecado (1 João 1.7). Tu nos purificas do nosso pecado, examinas os nossos motivos e nos ajudas a vencê-los. A vencer a nossa natureza humana. O nosso pecado está sempre diante de nós. A nossa luta é igual a do apóstolo Paulo repartida em Romanos 7 – a luta entre fazer a Tua vontade e a nossa vontade. Somos pessoas miseráveis e necessitamos da Tua graça. Esta é melhor do que a vida.
Senhor, temos pecado contra Ti com os nossos pensamentos e sentimentos não coerentes com os de Cristo Jesus. Nós sabemos que fomos formados em iniqüidade no ventre de nossa mãe. Já nascemos com a natureza de Adão, a natureza egoísta, narcisista e hedonista. A nossa natureza humana é má e perversa. Tu amas a verdade no íntimo e no oculto Tu nos fazes conhecer a sabedoria, o conhecimento do alto. Mais uma vez, Senhor, purifica-nos, lava-nos e ficaremos limpos para termos comunhão plena contigo, pois “sem a santificação ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
Perdoados, Tu nos fazes ouvir jubilo e alegria. Porque esta vem de ti (Ne 8.10; Fil 4.4). O pecado nos leva à tristeza profunda, mas o Teu perdão recreia as nossas entranhas. Só Tu podes criar em nós um coração puro e renovar em nós um espírito reto, inabalável. Senhor, não nos lances fora da Tua presença. Não permitas que entristeçamos o Teu Espírito Santo, que é a garantia da nossa redenção (Ef 4.30). Dá-nos sempre a alegria da Tua salvação e sustenta-nos com um espírito voluntário, pronto a servir com o amor de Cristo Jesus. Depois de perdoados e tendo a Tua alegria, ensinaremos aos transgressores os Teus caminhos e os pecadores se converterão a Ti.
Pai, livra-nos de erros crassos e a nossa língua louvará em alto e bom som a Tua justiça que está em Cristo Jesus. Que os nossos lábios sejam abertos por Ti para proclamar louvores a Ti mesmo. Tu não Te comprazes em sacrifícios, em religiosidade sem vida, em culto irracional, mas regozijas com um coração quebrantado e contrito, presentes num culto racional, lógico. Este Tu não desprezas. Pai, abençoas Israel! Certamente Tu crias oportunidades para que Israel conheça na intimidade o Teu nome. Tu te agradas quando Te buscamos de todo o nosso coração. Senhor, sejas glorificado em nossas vidas!