Sabe aquelas listas de nomes que a gente pula na Bíblia? Pegue uma delas, por favor. A de Neemias 7. Vá ao versículo 55. O último nome é Tama ou Tema, em português. Em Hebraico é Temech.
Além do registro bíblico, há alguma confirmação da existência deste nome? A arqueóloga israelense Eilat Mazar tem certeza que sim. Ela descobriu na antiga Cidade de Davi um selo de pedra com este nome, que se refere a uma das famílias que atuaram como servos na reconstrução do primeiro templo de Jerusalém, após o exílio babilônico.
O nome está numa pedra preta de 2500 anos, encontrada próxima do Portão do Esterco. Segundo o livro de Neemias, a família Temech foi serva no primeiro templo de Jerusalém e foi enviada à Babilônia após sua destruição em 586 a.C.
O selo, medindo 2.1x 1.8 cm, data de 538-445 a.C., foi comprado na Babilônia e retrata uma cena de culto popular. Debaixo da cena há três letras hebraicas, soletradas como Temech. Segundo Mazar, o fato de a cena registrar um deus babilônico parece que não incomodava os judeus, que usava o selo.
Para a arqueóloga, “o selo da família Temech nos dá uma conexão direta entre a arqueologia e as fontes bilbicas e mostra uma evidência real da existência de uma família mencionada na Bíblia”.