01/11/15 — DEUS REPROGRAMA NOSSO ITINERÁRIO

Refletindo: Lamentações 5.19
 
Deus é o Senhor poderoso da história, apesar das afirmações muito comuns de que a história não tem sentido e está à deriva.
Deus é o Senhor poderoso da história, mesmo que tenhamos o nosso papel nela, o que não nega, mas confirma, o senhorio de Deus. Deus fala, embora muito não O ouçam. Deus intervém, conquanto muitos não o vejam.
Crer em Deus é afirmar este senhorio, contra toda a idéia do acaso. A fé demanda coragem, porque, por vezes, implica estar contra tudo e contra todos. Se ouvimos a verdade, afirmaremos a verdade.
O que fazemos com a verdade que ouvimos — essa é a grande questão. Imagine-se dirigindo um automóvel que tenha um equipamento (tipo GPS) que o oriente no trajeto. Você mesmo programou seu destino. Está no controle do volante, mas, como não conhece o percurso, segue a orientação que recebe. No meio do caminho, no entanto, você resolve, por algum motivo, vira à direita e não à esquerda, como foi orientado. O navegador terá que reprogramar todo o programa.
Numa comparação, apenas ilustrativa, Deus é o Senhor da história, que conhece todo o percurso do nosso caminho. Ele já programou nosso ponto de chegada e nos orienta onde dobrar, onde parar, onde correr. Só que temos nossa opinião e nos seguimos a nós mesmos, a nossa verdade, mesmo que termine em rua sem saída. Deus, então — por seu traço marcante de misericórdia — reprograma nosso caminho. Deus está sempre reprogramando nosso itinerário  para alcançarmos o fim que desejos (Ele e nós, se somos seus filhos).