Domingo, 20/12/15 — DIANTE DAS PROMESSAS DE DEUS

Refletindo: Ezequiel 28.25

No passado, Deus fez promessas ao povo de Israel. A Bíblia está recheada dessas garantias para o futuro.
No presente, Deus ainda nos faz promessas?
Sim, Deus promete libertação para o dependente químico, fertilidade para a mulher que deseja ser mãe, justiça para o que tem uma causa nos tribunais, condições ao endividado para honrar seus compromissos, saúde emocional para o traumatizado.
E o que devemos fazer?
Pensam alguns que, como o povo de Israel, precisam fazer sacrifícios, como jejuns, ofertas financeiras e cânticos de louvor. Quem pensa assim se esquece que Jesus Cristo já fez o sacrifício que substitui  todos os nossos esforços.
E o que devemos fazer?
Devemos saber que há promessas condicionais. Se o nosso problema veio do pecado (nosso ou dos outros), precisamos de arrependimento. Deus nao vai recompensar o pecado, porque ele é santo. Assim, devemos refletir. Se, em comunhão com Deus, ele nos mostra que precisamos mudar o nosso coração, devemos comparecer diante dele, em casa ou na igreja, e pedir sinceramente perdão a ele. Após o perdão, devemos esperar que Deus aja, do modo dele.
Devemos saber que há promessas incondicionais. Uma delas é que Deus está sempre conosco. Neste caso, devemos desfrutar esta presença como a maior bênção de Deus, maior do que algo, mesmo que muito importante, que nossa possa conceder, mais que uma casa própria, por exemplo.