Terça, 22/12/15 — O NOVO CORAÇÃO

Ezequiel 36.26
 
Se temos um coração de carne, e não um coração de pedra, é porque Jesus Cristo, por meio do Seu Espírito, habita em nós.
Assim, temos uma nova natureza, embora a velha ainda nos habite.
O pecado nos torna insensíveis e nos deixa como mortos. O profeta diz que os dominados pelo pecado têm coração de pedra.
O coração de pedra é insensível diante de Deus, não conseguindo ver a Sua lei e a Sua graça, e igualmente insensível  diante do próximo, não conseguindo ver as suas necessidades. O coração de pedra aceita as tiranias sem se indignar. O coração de pedra vê o sofrimento do próximo algo estranho, não como algo que o toca. O coração de pedra não chora diante de Jerusalém, nem diante de um amigo morto.
Esses corações são aqueles que se abrem para receber o Espírito Santo e procuram dar o fruto desta presença Quando estamos em Cristo, o que nos define é a bondade, por mais que nossos impulsos nos levem à maldade e por mais que nossas memórias sejam amargas.
Estamos mergulhados numa nova vida, que significa o seguinte:
1. Temos consciência da presença de Deus conosco, não importam as circunstâncias, consciência que alcança os outros; falta de prazer no pecado. Não somos mais escravos do pecado.
2. Experimentamos a sensação de plenitude de vida, porque mesmo em meio às dificuldades a promessa permaneça intacta e porque mesmo em meio à prosperidade a direção de Deus permanece constante.
3. Vemos propósito em consultar a Deus em todas as nossas decisões. A presença do Espírito Santo em nós significa que estamos em conexão com o Pai. A presença do Espírito Santo em nós deve nos dar força para lutar, por nós mesmos e pelos outros.