Refletindo: Hebreus 13.20-21
Nosso Deus tem como projeto de vida nos reconciliar com ele. Nós fomos feitos para viver em sua presença, mas recusamos. Esta recusa aconteceu num passado primordial e acontece num presente contínuo. Do mesmo modo, esta reconciliação tem uma dimensão passada (já aconteceu) e uma dimensão contínua (está sempre acontecendo).
Deus é a fonte da verdadeira paz. É comum desejarmos "muita paz" aos outros, mas precisamos saber que não há paz fora de Deus.
Somos alcançados por Deus por meio de seu Filho, o GRANDE PASTOR DO REBANHO.
As ovelhas num rebanho são animais naturalmente inseguros, frágeis e submissos. Elas vivem em rebanhos e geralmente seguem um líder, geralmente um carneiro. As ovelhas domésticas dependem dos seres humanos para sua proteção. Elas são muito tímidas. Até mesmo uma folha de papel voando pode assustá-las. Uma tempestade leva-as ao pânico. Um incêndio, por exemplo, pode destruir um rebanho inteiro porque elas ficam aterrorizadas demais para fugir.
Jesus é o grande pastor porque não visa o seu próprio bem, mas o bem de suas ovelhas. Os pastores de ovelhas do campo são trabalhadores, que, em troca de uma remuneração, cuidam desses animais nascidos e criados para morrer. O pastor Jesus é o próprio Deus que graciosa e voluntariamente, sem nada em troca, morre em favor do rebanho, para que elas vivam.