E DEUS CRIOU O MISSIONÁRIO

Nesse último domingo, dia 26/06/16, foi comemorado o Dia do Missionário Batista Brasileiro, e como uma homenagem a todos os missionários, não somente os batistas, compartilho o texto a seguir, que é a transcrição em português de um vídeo gravado por Loren Cunningham, fundador da organização Youth With A Mission (YWAM), conhecida no Brasil como Jovens Com Uma Missão (JOCUM).

E DEUS CRIOU O MISSIONÁRIO

No princípio Deus criou o homem à sua imagem. Ele andou com o homem no Jardim do Éden, mas o pecado interrompeu essa união. Então Deus criou o missionário.

Deus disse: Eu preciso de alguém que diga não ao comodismo, que diga não ao sonho de enriquecer; que deixe sua família para ir a terras distantes e aprenda línguas que nunca conheceu; que viaje em ônibus lotados ou em cima de camelos; alguém que durma em qualquer lugar, coma qualquer coisa, suporte o calor e o frio com um sorriso em seu rosto, somente com o fim de pregar o evangelho a pessoas que nunca viu antes.

Então Deus criou o missionário. Deus disse: Porque a terra é fértil, eu preciso de alguém para ará-la, alguém disposto a semear, a regar as sementes e fazer a colheita dos frutos maduros; alguém para ir e treinar, e multiplicar as lavouras; alguém que responda ao chamado e pague o preço. Deus disse: Preciso de alguém que seja um servo completamente radical; que aceite os trabalhos mais simples, que lave os pés dos mais pobres, que cuide dos doentes e limpe suas feridas. Eu preciso de alguém que visite os encarcerados, que se preocupe com as viúvas e os órfãos, que se sente no chão sujo com uma criança e diga a ela o quanto Deus a ama.

Então Deus criou o missionário. Deus disse: Preciso de alguém que creia que olhos cegos podem ver, pés coxos podem andar e mortos podem voltar a viver. Alguém que seja capaz de orar por muitas horas e interceder durante a madrugada com gemidos inexprimíveis, pedindo que uma única alma possa ser salva. Deus disse: Eu preciso de alguém honesto e corajoso, cheio de graça, misericórdia e compaixão, livre do medo e da passividade; alguém que ande em verdadeira integridade, que queime de amor, que se cinja com a verdade, que reflita, radiante, a glória de Deus.

Então Deus criou o missionário. Deus disse: Preciso de alguém que diga sim antes mesmo que eu pergunte, que vá a ilhas distantes, desertos áridos, grandes cidades, nações fechadas, universidades prestigiadas ou pessoas bem próximas, para alcançar os não alcançados; alguém que seja capaz de transpor uma montanha e superar grandes obstáculos. Porque: como crerão se não ouvirem? Como ouvirão se não há quem pregue? Como pregarão se não forem enviados? Por isso Deus criou o missionário.