CONSTRUINDO UM TEMPLO RELIGIOSO – Parte 2 (Amurabe Farel)

Abordamos na edição do dia 3 de julho a questão da regularização do terreno para construção. Levamos em consideração também a necessidade de verificação da legislação urbana para o local onde se pretenda construir um templo.

Então, agora, partindo do pressuposto que o terreno está completamente livre, desembaraçado, registrado em nome da igreja e que, para esse terreno foi projetado um templo que respeita os limites estabelecidos pela legislação para o local e que atende às necessidades da igreja, vamos trazer à consideração outros aspectos importantes:

O projeto de arquitetura tem por objetivo traduzir para o papel o atendimento às necessidades do cliente, no caso, da igreja. Define o uso dos espaços, as circulações, o fluxo de pessoas, a insolação e o dimensionamento dos ambientes. Define também a volumetria e a plástica da edificação.  Servirá ainda de base para a elaboração de todos os outros projetos necessários para a construção de um templo:

·         Projeto estrutural

·         Instalações elétricas;

·         Instalações hidro sanitárias;

·         Acústica e som;

·         Telefonia e dados.

·         Prevenção de Incêndio e escape

Para cada item mencionado existe um conjunto de projetos envolvidos, todos desenvolvidos por profissionais especializados em cada uma dessas áreas, indispensáveis para a construção.

Cada um desses projetos vai possibilitar saber o quantitativo de materiais a serem empregados. Por exemplo, no caso da hidráulica, desde a captação de água no hidrômetro da concessionária, passando pelos reservatórios de acumulação, até chegar aos pontos de utilização, as torneiras, todo o material necessário é dimensionado a partir do projeto.

Com base nessas planilhas detalhadas de materiais de cada área, será possível elaborar o orçamento geral da obra.

O orçamento é peça fundamental para a programação da obra. Jesus utilizou essa ilustração narrada em Lucas 14:28-30, como requisito para ser Seu discípulo:

28"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?

29Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele,

30dizendo: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar'.

 

A base para um orçamento bem feito, bem detalhado e com margem de segurança é dispor de projetos auxiliares feitos com o máximo rigor técnico e detalhamento primoroso.

Portanto, se vai construir, contrate profissionais competentes para desenvolver os projetos de sua igreja. Todos os projetos são muito importantes para definir bem os custos e o cronograma de execução da obra. Prepare-se!

Nota: Outros assuntos serão abordados neste espaço, como a preocupação com reuso de água, geração de energia com fonte eólica e solar. No entanto, persistindo dúvidas quanto aos temas aqui abordados, ou mesmo outras dentro do tema construção, utilizem o contato de email indicado.