PAIS E FILHOS (Sylvio Macri)

Hoje é Dia dos Pais, mas não se pode falar dos pais sem mencionar os filhos. Aliás, aquele que nunca teve um filho nem pode comemorar este dia. Assim, o Dia dos Pais acaba sendo também o Dia dos Filhos (e poderíamos dizer o mesmo do Dia das Mães). Pais e filhos devem andar sempre juntos, é uma caminhada para toda a vida, mesmo na ausência física, pois, no coração, pais e filhos estão sempre presentes. É claro que há exceções, mas estas só confirmam esta verdade, pois as ausências de uns ou de outros não fazem bem a ninguém. 
 
Para os pais, a Palavra de Deus têm ensinos preciosos, sendo o principal deles, o do Salmo 128.1: “Bem-aventurado todo aquele que teme o Senhor e anda nos seus caminhos”. O Pai que teme o Senhor será feliz e seus filhos serão “brotos de oliveira” ao redor da sua mesa (vs.2,3). A oliveira é símbolo do povo de Deus, símbolo da unção do Espírito e de uma vida frutífera. Os filhos do pai que teme o Senhor serão abençoados e serão bênçãos.   
 
A Bíblia também ensina que os pais devem ser parceiros dos filhos em todo o tempo – no deitar-se e no levantar-se, na intimidade do lar ou fora de casa (Dt.6.6,7) Precisamos descartar essa ideia de que os pais “devem ajudar em casa”; o papel dos pais não é de “ajuda”, é de parceria, e essa parceria é com toda a família, principalmente com os filhos. Nesse sentido não há tarefas exclusivas, todos fazem tudo.   
 
Para os filhos, a Palavra de Deus tem mandamentos vitais, e o maior deles é o quinto do decálogo – “Honra teu pai” (Ex.20.12), que para Paulo é o primeiro mandamento com promessa.  Os judeus entenderam, erroneamente, que honrar pai e mãe era apenas prover sustento para eles, mas isso é só parte do mandamento (Mc.7.1).  
 
Honrar o pai é obedecer-lhe, é valorizar seus ensinos, é seguir seu exemplo, é orgulhar-se dele. Honrar o pai é ser seu companheiro ou companheira nos bons e maus momentos. Honrar o pai é interessar-se por ele, mostrando isso em palavras e gestos. Honrar o pai é respeitá-lo e ser tolerante com seus defeitos e falhas. Honrar o pai é compartilhar de sua fé, adorar e servir o mesmo Deus que ele.
 
Pais e filhos devem ser sempre inseparáveis. Mesmo depois de mortos, suas memórias devem ficar para sempre em seus corações.
 
Pr. Sylvio Macri