OUVIR É A MELHOR COISA – Terça-feira, 12/12/17

Refletindo: Lucas 10.41
 
Eis a ordem natural das coisas. Primeiro ouvimos. Precisamos ouvir muito. Ouvir se faz com os ouvidos e também com os olhos. Ler também é uma forma de ouvir.
Só devíamos falar depois de ouvir. Só devíamos compartilhar as nossas experiências depois de escutar as histórias dos outros. Só devíamos ensinar depois de aprender.
Talvez venha uma objeção: se formos falar depois de ouvir ou ensinar depois de aprender, nunca estaremos prontos para falar ou para ensinar. Na verdade, há hora de falar, como há tempo de calar. Adquirimos o equilíbrio quando percebemos que estamos diante de alguém com quem podemos aprender. 
Podemos esperar nossa vez. Se ela não chegar, que diferença nosso silêncio fez? Quando um sábio fala, não há arrogância nele. Quando um afoito se precipita, ele pensa que sua palavra é a última. É impressionante o número de sábios calados. É impressionante o número de néscios falantes.
Os Evangelhos contam a história de duas irmãs que receberam a visita de Jesus Cristo. Uma (Marta), talvez para impressionar, correu para todos os lados. Outra (Maria) simplesmente se assentou à frente de Jesus para aprender tudo o que pudesse. E Jesus disse que ela tomou a decisão certa.

_________________________

REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.