DE ONDE VEM A CORAGEM – Sábado, 20/01/18

Refletindo: 1Reis 18.1
 
A confiança de Elias em Deus imprimia-lhe coragem.
Também, como Elias, temos coisas e pessoas que nos metem medo. E o medo se vence com coragem. A fé em Deus não é irresponsável, mas nos nutre de coragem. Para vencer uma doença, precisamos dos cuidados dos profissionais da saúde, com seus remédios e orientações, mas precisamos de coragem.
A fé, na verdade, é para quem tem coragem. Coragem de admitir sua fraqueza e limitação. Para afirmar nossa força e competência, não precisamos de fé. Reconhecer que somos pecadores e que precisamos de Deus não é fraqueza; é força, no sentido da coragem que demanda em renunciar ao que ninguém renuncia.
Paradoxalmente, fé é coragem e renúncia. A fé nos infunde coragem por nos mostrar que Deus está ao nosso lado, nas nossas lutas. Pela fé, admitimos que precisamos dele. Pela fé, lutamos tendo-O conosco.
Quando Elias enfrentou um momento de depressão, Deus lhe falou. Ele reconheceu a voz de Deus, como um filho sabe que está ouvindo o chamado do seu pai.
Quando Elias contende com Acabe e seus profetas, ele pede para que escolham entre os seus deuses e o Deus verdadeiro. (1Reis 18.36-37)
Elias venceu inimigos poderosos, não por seu poder, porque ele era fraco, como nós. Quando um de seus inimigos cresceu, o casal Acabe-Jezabel, ele se acovardou. No entanto, a palavra de Deus o alcançou e ele se agigantou.
A nossa força vem de Deus. Somente somos fortes se fortalecidos por Deus. 
A nossa vitória está fundamentada pela vitória de Jesus. Ele derrotou o pior dos inimigos, que é a morte.

_________________________

REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.