Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14.6)
Diante das tribulações, somos tentados a desanimar, mas se cremos de verdade no Senhor Jesus, sabemos para onde vamos, caminhamos com esperança. Foi isso que Jesus quis afirmar no contexto do versículo acima, quando começou dizendo: “Não se perturbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu pai há muitas moradas; se não fosse assim eu vos teria dito; pois vou preparar-vos lugar.” (Jo.14.1,2).
Ele tinha reunido seus apóstolos em um cenáculo na cidade de Jerusalém, na véspera de sua prisão, julgamento e morte; ali tinha celebrado com eles a páscoa e instituído a Ceia do Senhor; e os tinha prevenido sobre os tempos de adversidade terrível, que começariam a partir daquele momento. Mas não havia razão para desespero, porque ele estava lhes assegurando “um futuro e uma esperança”, como diz o profeta Jeremias (Jr.29.11).
Quando Jesus disse “Eu sou o caminho”, completou que esse caminho é o que leva ao Pai. Portanto, quem trilha esse caminho, anda com esperança, tem destino certo – a casa do Pai. Nessa casa há também mesa farta, roupa nova e uma festa nos esperando, como ilustra a parábola do filho pródigo (Lc.15.11-32). Nela teremos os olhos enxutos de toda lágrima, não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor (Ap.21.4).
Uma linda canção gravada pelo famoso grupo americano Gaither Vocal Band diz, em um de seus versos, referindo-se a Jesus: “Se você está perdido, ele é um construtor de caminhos”. O autor da letra usou linguagem poética, mas poderia dizer que Jesus, ele próprio, é o caminho. Para este mundo perdido, sem rumo, sem direção, Jesus é a única rota segura. Os outros caminhos, ainda que possam parecer bons, são caminhos de morte (Pv.14.12;16.25).
O apóstolo Paulo diz que o propósito de Deus é o “de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão no céu como as que estão na terra.” (Ef.1.10). Convergir todas as coisas é colocá-las juntas numa só direção. Se cremos nessa verdade, vamos testemunhar de Cristo ao mundo, vamos falar a todas as nações que há uma esperança para elas, se buscarem o caminho que é Jesus. Pois, em Jesus, caminhamos com esperança, na direção certa.
Pr. Sylvio Macri