PROCURANDO JESUS NO LUGAR ERRADO (Sylvio Macri)

Por que vocês procuram entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui. Ressuscitou! (Lucas 24.6)
 
Um dos lugares mais visitados na cidade de Jerusalém, pelos turistas que vão conhecer a chamada Terra Santa, é a Basílica do Santo Sepulcro, um templo com capacidade para receber milhares de pessoas, e onde supostamente fica o lugar em que Cristo foi sepultado após sua morte. Digo, supostamente, porque jamais se provou efetivamente que aquela é a verdadeira localização da sepultura de Jesus. Recentemente o local foi fechado, por problemas com o governo israelense, e o fato repercutiu mundialmente, dada a importância que pessoas de todo o mundo ocidental lhe dão.
  
Seja como for, para esses modernos peregrinos e turistas vale a mesma palavra, acima citada, que os anjos deram a Maria Madalena e suas amigas no domingo da ressurreição, pois estão procurando Jesus no lugar errado. Nunca irão encontrá-lo em um sepulcro, porque ele ressuscitou! A imagem do crucifixo, de um Jesus derrotado e pendurado numa cruz, tão usada por pessoas e instituições em nosso país, é falsa. Jesus só esteve naquela cruz e naquela sepultura por algumas horas. Assim como não se preservou nenhum retrato de Jesus, também não se preservou sua sepultura, porque ela não fazia mais sentido algum. 
 
Como Pedro disse aos seus ouvintes no grande sermão de Pentecostes, apesar de eles o terem matado, pregando-o na cruz, “Deus o ressuscitou, libertando-o dos horrores da morte, pois ela não pode mantê-lo sob seu domínio” (At.2.24). Se continuamos a buscar e adorar um Cristo morto, se não cremos no Cristo ressurreto, nossa fé inútil e nosso testemunho é imprestável (1Co.15.17). Se Cristo não está vivo, não podemos ter nenhuma esperança quanto ao futuro (1Co.15.19). Que poder para salvar tem um Cristo derrotado para sempre pela morte? 
 
Em 1Tm.3.16, Paulo diz: “Sem dúvida, este é o grande segredo da nossa fé: Cristo foi revelado em corpo humano, justificado pelo Espírito, visto por anjos, anunciado às nações, crido em todo o mundo e levado para o céu em glória.” Aos seus algozes, que o estavam submetendo a um julgamento iníquo com o fim de o condenarem à morte, Jesus disse: “No futuro vocês verão o Filho do Homem sentado à direita do Deus Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.” (Mt.26.64). Amém! Vem, Senhor Jesus!
    
Pr. Sylvio Macri