Irmãos:
Saibam que a verdadeira esperança é contra as possibilidades. Foi assim que Abraão creu. Quando não havia mais nenhuma chance, biologicamente falando, de ser pai, esperou contra a biologia e, pela esperança, recebeu Isaque.
A certeza de Abraão nos é narrada para nos dizer que a podemos esperar como ele, ainda mais da vida, morte, ressurreição de Jesus Cristo, em quem cremos e confiamos que foi o primeiro a ressuscitar e nós seguiremos o roteiro que nos fixou, certos de que nos espera à direita do Pai. (Romanos 4.18-25)
Irmãos:
Lembrem-se que a esperança gera paz em nós, mesmo quando o ambiente se mostra confuso e sombrio. Esta paz vem de Deus, por meio de Jesus Cristo que nos dá acesso ao amor do Pai Eterno, e nos faz ficar firmes, por causa da certeza da glória a ser manifesta.
Com esperança, passamos por tribulações, mas não desanimamos: perseveramos. A perseverança nos ensina a passar pelas experiências e fortalecer a confiança, que nos permite travar as lutas que são nossas, tendo o próprio Deus no comando. A esperança, derramada em nossos corações pelo Espírito Santo (oh, graças damos!), não descamba para a decepção. Deus nunca nos decepciona. (Romanos 5.1-5)
Irmãos:
Não se esqueçam que, com esperança, enfrentamos incertezas e temores, certos que as vivências de agora não podem ser comparadas com as que ainda fruiremos. Estamos apenas no começo da vida que transborda, segundo a promessa de Cristo Jesus.
Com esperança, aguardamos o livramento do cativeiro, onde grassam a insegurança e o medo. Seremos livres.
Com esperança, conquanto gemamos, sabemos que que já fomos adotados como filhos de Deus e experimentaremos, no tempo certeza, a alegria desta filiação.
Com esperança, somos salvos.
Não esqueçamos que esperança não é algo que vemos e contamos, nem fabricamos, mas algo que não vemos e pacientemente aguardamos, como dom.
(Romanos 8.18-25)
Irmãos:
Alegrem-se na esperança.
Sejam pacientes na tribulação.
Perseverem na oração.
(Romanos 12.12)
Irmãos:
Leiam a Biblia, porque tudo o que nela foi escrito foi escrito para o nosso bem, a fim de que, pela paciência e pela consolação presentes em suas páginas, tenhamos esperança, segundo Cristo Jesus.
(Romanos 15.4-5)
Irmãos:
Desejo que o nosso Deus, Deus da esperança,encha vocês de toda alegria e paz na fé que vocês têm, para que sejam ricos de esperança no poder do Espírito Santo.
(Romanos 15.13)
Israel Belo de Azevedo