SATANÁS VENCENDO JESUS?! (Oswaldo Jacob)

Pois bem, foi isso que a escola de samba Gaviões da Fiel apresentou em seu enredo neste último Carnaval em São Paulo. Satanás dando uma “surra” em Jesus, deixando-o nocauteado. Essa gente chegou ao limite da ignorância, estupidez, hediondez e blasfêmia. Cenas como esta são lamentáveis. Sabemos, contudo, que Jesus Cristo, nosso Senhor, causa, em Si mesmo, amor e ódio. Ou seja, Ele é amado pelos que foram salvos e odiado, rejeitado veementemente pelos que andam nas trevas, mergulhados na escuridão, mortos em seus delitos e pecados, vivendo na imoralidade.

A pessoa que escreveu o enredo da Gaviões da fiel tem total desconhecimento de causa. Não conhece a Bíblia. Está totalmente equivocada. Jesus sempre foi odiado pelos religiosos judeus, líderes e cidadãos romanos ricos e pobres, por filósofos, ateus, agnósticos, secularistas, por um exército enorme de Satanás, mas venceu a todos. O Senhor nunca nos enganou, pois ele afirmou que nós seriamos odiados por causa dele. O Seu Evangelho é rejeitado por muitos. Cristãos genuínos são perseguidos e mortos por causa do Deus encarnado, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós (João 1.14).

As agressões variadas ao Senhor Jesus nos mostram que Ele estava absolutamente certo quando disse: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim”(João 15.18). Jesus é odiado por muitos em decorrência do Seu amor, poder; da Sua justiça, verdade, integridade, santidade, misericórdia, bondade, mansidão, humildade, paz, harmonia, gratidão, sabedoria, prudência. Ele é odiado porque transforma completamente ao que crê. Ele morreu por nós na cruz como prova cabal do amor de Deus (João 3.16; Romanos 5.8).

O Senhor Jesus Cristo venceu a morte, Satanás e todos os seus demônios e representantes humanos. João nos ensina que Jesus se manifestou para destruir as obras do Diabo ou Satanás (1 João 3.8). Jesus expulsou todos os demônios que determinou expulsar. Ele libertou e liberta todo o que crê em Seu nome. Há poder no nome de Jesus de Nazaré! Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13.8). Jesus Cristo, Senhor e Salvador, esmagou a cabeça da serpente, que é Satanás (Gênesis 3.15). Nada, absolutamente nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8.38,39).

Aqueles que desonraram a Pessoa de Jesus Cristo na passarela do samba em São Paulo colherão a ira de Deus que opera nos filhos da desobediência. Assim afirma a Escritura: “É por causa dessas práticas malignas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência”. (Efésios 2.1-3; Colossenses 3.6).

Como cristãos, o nosso coração descansa no poder de Jesus Cristo. Ele tem todo o poder nos céus e na terra (Mateus 28.18). Jesus nos dá um ensinamento majestoso no final do Sermão do Monte: Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós (Mateus 5.11,2). No Sermão profético, o Senhor Jesus afirmou:“Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Neste tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo (Mateus 24.9-11, 13).

Nós temos absoluta convicção de que Jesus Cristo morreu e ressuscitou e tem todo o poder em todo o lugar. Satanás age debaixo da soberania de Deus. A história de Jó e outros relatos revelam esta verdade. O Evangelho enfatiza o poder absoluto da obra de Cristo, a soberania de Deus e a manifestação poderosa do Espírito Santo (Atos 1.8).

Os mesmos que desonram, fazem chacota do Senhor Jesus, hão de vê-lo descer do céu com grande poder e grande glória (Atos 1.10,11; 1 Coríntios 15.20-28; 1 Tessalonicenses 4.16-18). O apóstolo Paulo nos traz uma promessa muito segura: «E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés (Romanos 16.20).Os nossos irmãos do primeiro século celebravam com profunda alegria e esperança: “Maranata (ora vem) Senhor Jesus!!!