Academia da Alma 2,0 (1) — MINHA IDENTIDADE

ACADEMIA DA ALMA 2.0 (1) — MINHA IDENTIDADE 

 

Encontro 1

QUEM SOU EU

Síntese

 

Qual o slogan da minha vida?

“Por isso exalto a alegria, porque para o ser humano não há nada melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; pois isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da vida que Deus lhe dá debaixo do sol” (Eclesiastes 8.15).

AMO!

 

AMADOS

Somos todos seres humanos em busca de nossa identidade. 

Nem sempre é claro para nós mesmos quem somos.

Por isto, uma boa maneira de torná-la clara é responder à seguinte pergunta:

— Qual o slogan da minha vida?

Nos programas de restauração emocional, é comum cada participante se apresentar com o seu nome e uma frase autodefinidora, no masculino ou no feminino: “sou um filho amado de Deus”. 

Esta afirmativa responde ao mais profundo anseio do ser humano, que é o de ser aceito, amado, admirado.

 

DISSERAM-NOS

Quando lemos a Bíblia, esta verdade salta até dos seus espaços em branco e se transforma no seu texto de ouro (João 3.16). No entanto, a realidade vivida por nós desde a infância pode ter sido escrita com outras palavras:

— Você não presta. (A acreditamos até à velhice num fracasso que não temos/tivemos.)

Ou:

— Você não vai dar certo na vida. (E demos; reconhecemos, mas não reconhecemos.)

Ou:

— Se não fosse você, minha vida seria muito diferente. (E aceitamos frustrações que eram dos outros, não nossas.)

Ou:

— Eu espero mais de você. (E saímos buscando o “dez” que não tiramos, rejeitando o “9.5”.

 

Embora não sejam verdadeiras (temos defeitos e qualidade, temos um futuro pela frente, não somos a causa da felicidade ou infelicidade dos nossos pais), essas frases infelizes, mesmo que impensadas, podem se tornar reais, ao ponto de, sentindo-nos assim, termos imensa dificuldade de acreditar que sejamos amados.

 

O VENTO

Precisamos olhar pelo retrovisor para ver o que percorremos. Quando o autor de Eclesiastes fez este exercício, percebeu seu slogan:

 

— Exalto a alegria, porque para o ser humano não há nada melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; pois isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da vida que Deus lhe dá debaixo do sol (Eclesiastes 8.15).

 

Ele descobriu que correu atrás do vento e perdeu o gosto pela vida vida (Eclesiastes 2.17), porque tudo fizera por vaidade.

O autor teve poder, sexo e dinheiro, essas coisas que todos buscam, embora sejam vento, como aprendeu tardiamente.

Ele acreditou nessas mentiras. 

 

Em nosso slogan, podemos considerar as seguintes possibilidades:

 

1. Sou amado incondicionalmente por Deus por causa de quem Ele é. E isto implica que Ele me aprova sem que eu nada tenha feito para merecê-lo. (Experimentei esta verdade quando tirei 10 numa monografia que não entreguei, mas depois preparei.)

 

2. Sou amado incondicionalmente por Deus para incondicionalmente amar, para servir sem me servir. Por isto, quero ter “mil vozes para o Brasil encher” (cf. Hino 386 do Cantor Cristão). Quando agrado o outro, não é para obter sua aprovação ou sua recompensa, mas por amor.

 

3. Sou amado incondicionalmente por Deus que já me faz seguir na jornada da eternidade, que não começará quando eu morrer; apenas continuará. Começou no passado quando entendi e aceitei que sou amado e então aprovado. Continua no presente mesmo quando há tropeços e desvios ao longo da estrada. Prosseguirá nos próximos dias, vividos aqui e depois daqui, embora não saiba como. (Afinal,  “Deus fez tudo formoso no seu devido tempo. Também pôs a eternidade no coração do ser humano” (Eclesiastes 3.11a)

 

4. Eu não sou definido pelo meu sucesso. Eu sou definido pela minha honestidade comigo mesmo.

Eu não preciso ser aprovado pelas pessoas. Eu já sou aprovado por Deus, a quem procuro agradar porque Ele se agradou de mim.

Eu não preciso acreditar no que disseram e dizem a meu respeito. Se forem verdades, agradecerei e procurarei ser digno do que ouvi. Se forem mentiras, pedirei a Deus que me ajude a desmascará-las e descartá-las.

Eu não preciso ser pessimista em relação a mim, como se não fosse conseguir realizar os alvos de minha vida. Eu preciso ser realista, partindo de onde e como estou, para onde e como poderei estar.

Eu não preciso ser otimista em relação a mim, como se comigo tudo fosse dar certo. Eu preciso ter visão e coragem.

Eu não preciso ter fama, poder, dinheiro, amigos. Preciso ser relevante.

 

***

Que slogan o define?

O que você diz sobre quem você é.

 

Israel Belo de Azevedo