ACADEMIA DA ALMA 2.0 Encontro 3 00 MEUS HÁBITOS

ACADEMIA DA ALMA 2.0

ENCONTRO 3

MEUS HÁBITOS 

 

Síntese

MEUS HÁBITOS — Como organizo minha agenda diária (hábitos)? 

Sabedoria bíblica: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. (Eclesiastes 3.1) 

Decido: DISCIPLINO-ME!

 

Observamos que muitos pratos são abandonados com alimento nas bandejas dos refeitórios.

Nos eventos, vemos pessoas chegando muito depois do horário anunciado.

Quando aguardarmos a prestação de um serviço, notamos que alguns não respeitam a ordem nas filas.

Esses maus hábitos em público possivelmente reflitam o que essas pessoas fazem em casa.

Alguns de nós não fomos educados com bons hábitos. Deixamos a torneira aberta, dormimos ou acordamos sempre tarde demais, comemos quando e quanto queremos, chegamos atrasados, faltamos aos nossos compromissos, gastamos o dinheiro que não temos, jogando lixo na rua, talvez reproduzindo as práticas de nossos pais, que talvez repitam os costumes ruins dos pais deles.

Estamos obrigados a manter tradições que nos trazem prejuízo?

Não temos que continuar práticas que desrespeitem o próximo.

Podemos abandonar nossos maus hábitos.

Podemos colocar no prato apenas o que vamos comer, podemos chegar antes de um programa começar, podemos esperar nossa vez numa fila.

Para mudar, temos que reconhecer os enormes prejuízos que nos causam os hábitos ruins.

Temos que prestar atenção ao que fazemos e corrigir as práticas erradas.

Mesmo que seja difícil a mudança, devemos prosseguir com a nossa desafiadora e inspiradora atitude até a vitória.

Por comodismo, vamos sendo moldados por hábitos ruins, até que decidamos que eles não farão mais parte de nós, mas eles não irão embora já.

Não mudamos nossa vida porque lemos um livro ou escutamos um recado, por mais claro e contundente que seja. A função da leitura ou da audição é gerar em nós uma desejo.

O que vem depois é uma caminhada, cuja duração depende de cada um e cujo ritmo é peculiar a cada um.

Em todas as situações, o importante é que nos ponhamos a caminho.

 

BONS HÁBITOS 

 

Que faremos?

1. Observaremos nossos hábitos, para aperfeiçoar os bons e abandonar os ruins.

2. Tomada a decisão, mapearemos o uso do nosso tempo, para ver como estamos realmente vivendo.

3. Feito o mapa, reorganizaremos nosso tempo, em busca de uma vida com mais qualidade, em todas as áreas. Seremos senhores e senhoras do nosso tempo.

4. Encontraremos tempo para as coisas que devem ser nossas prioridades, além da emergências e das urgências. Uma delas será a prática do silêncio, isto é, tempo para estar diante de Deus orando e lendo a Bíblia, pensando espiritualmente a vida. Jesus fazia isto e nós queremos fazer também. Desejamos ser como Jesus e não como muitos cristãos, que não oram (a não ser frases com feitas, da boca para fora) e não lêem regularmente a Bíblia, que não a leram ainda toda. Ao contrario, decidimos tornar a Bíblia parte da nossa vida.

5. Começaremos hoje, não amanhã. Amanhã já poderemos ter nos envolvido com a agenda natural da vida. Se queremos ter hábitos espirituais saudáveis, comecemos hoje.

5. Levemos em conta quem somos. Usemos esta informação a nosso favor, não contra. Conhecemos nosso ritmo. Comecemos nele e depois reorganizemos nosso ritmo para propósitos espirituais. Não façamos o que não somos somos capazes de fazer. Forcemos aos poucos. 

6. Façamos uma brecha na agenda para ler a Bíblia e orar. Se não fazemos isto habitualmente, não queiramos começar com uma hora todo dia. Não vai dar certo. Comecemos com alguns minutos (15, por exemplo) e vamos aumentando. Se somos dispersivos, façamos intervalos. Oremos um pouco e leiamos. Oremos mais um pouco e leiamos. Ao final, oremos. Queremos mais. Ao lermos a Bíblia, tenhamos uma meta, sigamos um plano. Marquemos na hora o que já lemos. Registremos as perguntas ou dúvidas. Pesquisemos, na hora (se tiver tempo) ou depois.

7. Leiamos bons livros. O ideal é que estejamos sempre lendo um livro, clássico ou recente. Não importa o gênero. Se gostamos de biografias, leiamos biografias. Se gostamos de poesias, leiamos bons poetas. Se gostamos de ensaios, leiamos os bons. Se gostamos de autoajuda, leiamos bons autores de autoajuda, aqueles que não vivem oferendo fórmulas, mas nos ajudam a pensar, decidir e mudar. Não leiamos apenas livros cristãos, mas leiamos todos e submetamos todos (até mesmo os cristãos) à aprovação da Palavra de Deus. Comparemos os conceitos. Fiquemos com os da Bíblia. O mesmo se aplica a músicas e filmes. Não precisamos ser alienados e só ouvir músicas cristãs ou filmes bíblicos. Até mesmo aqueles que são "apenas" passatempo, ensinam algo. Confiramos suas ideologias com os ensinos bíblicos. Se temos a mente de Cristo, pensamos biblicamente.

8. Ponhamos em prática o que cremos. Tiago 1.23-27 (conforme o salmo 15) nos orienta de uma forma que não podemos esquecer:

 

"Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. 

Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. 

Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! 

A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo".

 

Vivamos como cristãos, amando a Jesus, que disse:

"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele” (João 14.21).

 

SENHORES E SENHORAS DO TEMPO

Para sermos senhores e senhoras da nossa agenda, precisamos fazer um inventário dos nossos hábitos. O que fazemos regularmente a cada dia?

Imaginemos um dia na vida de uma pessoa que se afirma crente em Jesus como nosso Salvador e Senhor. Imaginemos um dia na vida de uma pessoa que afirma conduzir a sua vida pelos princípios da Bíblia, que considera ser a Palavra de Deus.

Imaginemos um dia vida de uma pessoa que diz ter certeza de uma vida eterna, vida após esta vida, esta, sim, vivida integralmente na presença de Deus

Como gastamos o nosso tempo?

Retomando o que já foi dito, 

 

1. Mapeemos nosso tempo

De um modo honesto, radiografemos nosso  dia, para perceber como o passamos.

Como passamos o nosso tempo em coisas fora do nosso controle?

Como gastamos o tempo que podemos realmente administrar?

 

2. Reorganizemos nosso tempo, para realizar os desejos

O que queremos realizar na vida?

Dominamos o tempo ou o tempo nos domina?

Terminamos o dia com a sensação que perdemos nosso tempo ou deixamos desnecessariamente tarefas para o dia seguinte?

Levemos em conta que nosso tempo é organizável. Na verdade, nossa vida é rotineira, mesmo que essa rotina não esteja escrita. Uma pessoa que não tem hora para dormir, e vai dormir tarde da noite, tem uma rotina; em geral, ela dorme nas mesmas horas. Uma pessoa que não tem hora para acordar, na verdade, ela acorda nas mesmas horas.

Isto implica em fazer uma revisão da nossa vida. Devemos sempre fazer isto. Somos pilotos de um barco e precisamos saber para onde vai nossa embarcação.

Estamos dispostos a fazer a revisão? Uma revisão implica em coragem para as correções que se fizerem necessárias.

 

3. Sejamos senhores do nosso tempo, para que o passemos na consciência que estamos na presença do Senhor Deus.

Davi dizia que tinha o Senhor Deus sempre diante dele (Salmo 16.8).

Paulo nos pede para orar sem cessar — ou continuamente (1Tessalonicenses 5.17).

Davi e Paulo trabalhavam, comiam, se divertiam. Davi guerreava, governava, compunha e amava. Aprendemos na Bíblia que Davi era um homem que consultava a Deus quando tinha que tomar decisões (1Samuel 23.4, 2Samuel 5.23, 1Crônicas 14.14, entre outras situações) e desfrutava grande prazer em meditar nas palavras de Deus (Salmo 1.2), a quem considerava como luzes para a sua caminhada (Salmo 119.105).

Paulo viajava, pregava, estudava e escrevia. Paulo era um homem de oração. Paulo era um homem de ação. Qual era o nosso  método? Ele o apresenta:

 

"Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado".(1Coríntios 9.26-27)

 

Jesus comia e se divertia. Jesus dormia, estudava (leu e interpretou as Escrituras quando a oportunidade lhe foi dada — Lucas 14.16-21) e trabalhava. Mesmo quando começou sua missão de Messias, Jesus se relacionava com os amigos, curava e ensinava. E diz o Novo Testamento que ele orava (como lemos em Lucas 6.12: "Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus").

 

 

UMA SUGESTÃO PRATICA PARA NOSSAS 24 HORAS

Organizemos nosso dia em tarefas, verificando bem o tempo gasto nestas tarefas (em horas).

 

PESSOA 1

. Trabalho (locomoção incluída) — 12 horas

. Sono — 8 horas (acumuladas: 20)

. Higiene pessoal — 1 hora (21 horas)

. Refeições — 1 hora (22 horas)

 

Sobram 2 horas, sob nossa gestão, para:

. Lazer (televisão, leitura, internet, jogos eletrônicos)

. Atividades físicas

. Leitura da Bíblia e oração

. Descanso

 

PESSOA 2 (estudante)

. Estudo (em casa e/ou na escola) — 10 horas

. Sono — 8 horas (acumuladas: 18)

. Higiene pessoal — 1 hora (19 horas)

. Refeições — 1 hora (20 horas)

 

Sobram 4 horas, sob nossa gestão, para:

. Lazer (televisão, leitura, internet, jogos eletrônicos)

. Atividades físicas

. Leitura da Bíblia e oração

. Descanso

 

 

PARA LER

AZEVEDO, Israel Belo de. Celebração dos hábitos bons. Rio de Janeiro: Prazer da Palavra, 2020. Edição eletrônica.

 

ISRAEL BELO DE AZEVEDO