PERDAS E GANHOS (André Jorcelino Lopes Flores)

Perdas nos alcançam ou nos alcançarão todo o tempo. Fazem parte do ciclo de decisões que devemos tomar a todo instante. E cada decisão, ainda que seja almejando algo melhor, resulta em perdas.
 
Escolhas trazem perdas inerentes. 


Normalmente o que nos faz permanecer por muito tempo dentro de uma mesma situação ou até mesmo nunca mais sair desta situação é a nossa recusa em largar aquilo que seria a perda objetiva resultante da decisão tomada. 
 
Nossas maiores transformações nascem a partir do momento que nos convencemos que a perda que nos afligiu foi a melhor decisão. E o passo seguinte é não lutar em favor destas perdas. 
 
Perdas são importantes a partir do momento que elas fazem parte de um ciclo de constantes tomadas de decisões devidamente ponderadas. 
 
Perdas decorrentes da inércia, perdas decorrentes da falta de decisões, perdas provenientes da falta de sonhos e objetivos não estão relacionadas no contexto principal deste texto. Estas, sim, são perdas com prejuízo líquido. 
 
E, por vezes, somos confrontados por pessoas ou pensamentos que nos relembram sobre a perda que sofremos. Nestes momentos é que devemos estar absolutamente convencidos e tomados pela sapiência de que aquela perda foi apenas um degrau para a etapa seguinte. 
 
Para sermos vencedores ou mais que vencedores devemos ter bem entendido que perdas acontecerão e que elas fazem parte da nossa agenda de crescimento, amadurecimento e prosperidade, inclusive. 
 
O mal entendimento sobre essas regras pode levar alguns a entenderem que as perdas que estão sofrendo ou que estão na iminência de sofrer são apenas derrotas, sem contextos e resultantes de uma vida contemplada por maldições. 
 
Perdas nos tiram tempo, mas nos restituem alegrias. Perdas nos tiram relacionamentos, mas restituem amigos. Perdas nos tiram oportunidades, mas nos oferecem realizações que trarão benefícios para toda a vida. 
 
Perdas nem sempre significam que sua vida está dando errado. Elas podem significar, principalmente, que tudo está começando a dar certo. 
 
Pare e veja se existe alguma perda de estimação, guardada na gaveta mais segura da sua alma e que já deveria ter dado lugar aquela mudança que você tanto persegue.