BOM DIA AMIGO, 2989: UMA ÁRIA PARA TODOS

BOM DIA AMIGO, 2989 (Israel Belo de Azevedo)
 
“A Bíblia é muito fácil de entender. Mas fingimos ser incapazes de compreendê-lo porque sabemos muito bem que, no minuto em que o entendermos, somos obrigados a agir de acordo com ela". (Søren Kierkegaard)
 
Uma ária para todos
 
Ária é uma composição para um solista entoar. Aqui ÁRIA é um anagrama com as nossas atitudes ao lermos a Bíblia. 
A leitura da Bíblia requer Atenção. Como se dirigíssemos um veículo, temos que olhar a estrada e a paisagem. Como numa rodovia formada por curvas, retas e descidas, o texto bíblico exige atenção para que nele observemos o que podemos ler depressa, como uma genealogia, e o que precisamos ler devagar, como uma parábola. Precisamos nos concentrar na viagem da leitura, sem esquecer a paisagem e sem nos perder nela.
A leitura da Bíblia requer Razão. A Razão ilumina, entre outras realidades, o gênero literário do texto específico que estamos lendo. Se tratarmos história como história, carta como carta, poesia como poesia, filosofia como filosofia, profecia como profecia, não concluiremos que a terra é quadrada ao sabermos que os anjos visitam seus quatro cantos (Apocalipse 7.1).
A leitura da Bíblia exige Imaginação. Não nos diz ela, por exemplo, que as árvores batem palmas (Isaías 55.12)? Se lermos esta informação como quem lê o noticiário, apenas riremos. Com a imaginação, perceberemos o imenso e amoroso poder de Deus e entenderemos que Ele nos faz mais do que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20).
A leitura da Bíblia demanda Aplicação, atitude que não nega a atenção, a razão e a imaginação. A aplicação começa com o entendimento do que o texto diz, continua com o nosso envolvimento nele e se realiza com a disposição de levar a sério o que nos pede. Se é uma advertência, é para ser recebida. Se é uma promessa, é para ser sorvida.
 
“Senhor, que eu possa viver para te louvar; e que os teus juízos me ajudem”. (Salmo 119.175)
 
Bom dia!!!!!!
Israel Belo de Azevedo

Quer ouvir este BOM DIA pela voz de Israel Belo de Azevedo?

Baixe o aplicativo MINHA JORNADA e ouça não apenas o BOM DIA, mais as MEDITAÇÕES BÍBLICAS e outras seções exclusivas do aplicativo.
 
Se o seu smartphone (celular) usa o sistema operacional ANDROID, clique na imagem do Google play para baixar.
Se usa iOS (iPhone), clique na imagem da App Store.
 
          
 
Curta a página do Prazer da Palavra no Facebook, clicando na imagem abaixo, depois clique em Curtir.
 
 

_________________________

REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.