BOM DIA AMIGO, 3049: TODOS OS DIAS

BOM DIA AMIGO, 3049 (Israel Belo de Azevedo)
 
“Temos a permissão de ser exatamente quem somos”. (Nina Simone, 1933-2003)
 
Todos os dias
 
Mulher, não permita que lhe digam qual é o seu lugar. Escolha-o: pode ser a casa, a maternidade, a rua, a lua, o escritório, o consultório, a fábrica, o palco, o púlpito, o volante, o manche, a discrição, a gerência, a presidência, o bastidor, a passarela. Seu lugar é o que você escolheu.
Não deixe que calem a sua voz, para que fale baixo, para que se expresse depois, como se não fosse acertar, como se não soubesse falar, como se não conseguisse criar, como se fosse inferior, como se não tivesse valor. É linda a sua voz, quando livre.
Não aceite que admirem seu corpo, para tê-lo como troféu privado ou público, como objeto que se conquista. Você é o seu corpo, mas não está à venda e nem deve ser oferecido à base de troca. Não está nele a sua beleza ou a sua grandeza, que se encontra na sua inteligência, no seu talento, na sua coragem, na sua criatividade, na sua capacidade de amar verdadeiramente.
Não queira disputar com o homem. Se quiser vencê-lo, acabará egoísta, insensível, viciada, exibida, arrogante, autoritária, amante do poder e do dinheiro. Você pode tornar melhor este nosso mundo.
Seja apenas igual ao que você essencialmente é: imagem e semelhança do Deus Eterno: mulher.
 
Quem é esta que surge como a manhã, / Linda como a lua, / Brilhante como o sol, / Impressionante como uma bandeira que tremula ao vento?” (Cântico dos Cânticos 6.10)
 
Bom dia!
Israel Belo de Azevedo
 
DEDICATÓRIA — Às mulheres que me criaram (minha avó Maria, minha mãe Loydes), que me ajudaram (minha irmã Dulcinea) e que me formaram (minha esposa Rita e minha filha Rachel).