“À medida que confiamos em Deus para nos dar sabedoria para as decisões de hoje, Ele nos guiará um passo de cada vez no que Ele quer que façamos no futuro”.
(Theodore Epp, 1907-1985)
Precisamos de sabedoria para discernir.
Discernindo bem, decidiremos corretamente.
Por isto, devemos ORAR pedindo sabedoria a Deus (Tiago 1.5). Se pedirmos, receberemos. Deus fez isto com Salomão (1Reis 4.29).
O processo de discernir deve ser acompanhado pela oração, sem que desprezemos o uso da razão, da lógica, da intuição, da imaginação e da emoção, MAS sempre em harmonia com Deus, harmonia que vem da oração e do conhecimento da Palavra que Ele nos legou.
Devemos LER regular e constantemente a Bíblia. É muito difícil a uma pessoa instruída na Palavra de Deus se deixar levar por ensinos com fundamentos falsos ou ser sequestrada por ideologias irracionais.
Devemos ESTUDAR o assunto que demanda decisão. Discernir é julgar, analisar, considerar, refletir. Isto demanda estudo.
Discernir não é ficar imaginando coisas, mas examinar a bibliografia a respeito do tema, pesquisar a história do assunto e ouvir outras opiniões (escritas ou orais) e só então formar uma opinião, sujeita também ao discernimento por parte dos outros.
“Se você pedir inteligência e gritar por entendimento; se buscar a sabedoria como a prata e a procurar como se procuram tesouros escondidos, então você entenderá o temor do SENHOR e achará o conhecimento de Deus”. (Provérbio 2.3-5)
Bom dia!!!!
Israel Belo de Azevedo
@israelbelooficial