Roteiro para Pequenos Grupos: FIRMADOS SOBRE A ROCHA (Mateus 7.24-39)

NOSSO ENCONTRO: Compartilhe um momento de sua vida, em que o conhecimento da Palavra de Deus foi muito importante para você.

EXALTAÇÃO: Ler 2Samuel 22.29-37 e ter um momento de oração, agradecendo a orientação de Deus em nossas vidas.

Período de Cânticos: Escolha cânticos que enfatizem o tema do encontro.

EDIFICAÇÃO: MENSAGEM: FIRMADOS SOBRE A ROCHA (Mateus 7.24-27 e Lucas 6.47-49)

PERGUNTAS E REPOSTAS
1. Jesus nos fala de dois tipos de ouvintes da Sua Palavra: os que ouvem e praticam e os que ouvem e não praticam. Uma pessoa que ouve e pratica reage diferentemente às surpresas da vida, em comparação uma pessoa que ouve, mas não pratica?
R.: A resposta está em Mateus 7.24-27 ou Lucas 6.47-49.

2. Pessoas constroem suas vidas sobre a sobre a Rocha, que é Jesus, sobre projetos que tragam dinheiro, sobre relacionamentos que tragam felicidade. Discuta as implicações de cada um deles, e qual seria melhor para sua vida.
R. Livre

3. Quando vamos ao Antigo Testamento, lemos o sentido completo da palavra “rocha”.
Que sentido é este?
R; Os textos principais para subsidiar a resposta são
Gênesis 49.24; Deuteronômio 32.4, 15, 18, 30 e 31; 2Samuel 22.32; Salmo 19.14; Isaías 26.4

RESUMO DA MENSAGEM
Somos convidados, portanto, a construir nossas vidas sobre a rocha (com letra minúscula). A rocha é o conjunto das palavras de Cristo. Seguindo os seus ensinos, somos capacitados a enfrentar as enxurradas da vida.
Somos convidados, então, a construir nossas vidas sobre a Rocha (com letra maiúscula), que é o próprio Cristo. Construir nossas vidas sobre a Rocha é reconhecer que Ele é o Salvador e desejar ser salvo por Ele, o que demanda arrependimento dos pecados e fé nEle como Salvador. Construir nossas vidas sobre a Rocha é reconhecer que Ele é o Senhor e desejar ser conduzido e protegido por Ele.
É este convite de Jesus Cristo que o Novo Testamento nos apresenta. Quando nós lemos o Novo  Testamento, nós vemos Jesus. Quando lemos o Novo Testamento, nós conhecemos Jesus. Quando lemos o Novo Testamento, nós vamos nos parecendo com Jesus Cristo, pensando com Ele pensa, reagindo como Ele reage, desejando como Ele deseja, porque vamos adquirindo a mente de Cristo.
Li, certa vez, que muitos acidentes em fábricas acontecem porque os operários não lêem o manual do fabricante e manipulam os equipamentos de forma perigosa. Penso que muitos cristãos se acidentam por não lerem o manual de Deus, a Bíblia. Os bons profissionais são aqueles que, além de suas habilidades, lêem os manuais e seguem as suas instruções. O cristão é aquele que ouve a voz do seu Mestre, com instruções para uma vida plena e firme, mesmo (e sobretudo) em meio às tormentas.

LEIA AQUI A ÍNTEGRA DA MENSAGEM