A PERGUNTA
Fui batizada por aspersão e creio no meu batismo. Estou errando ao congregar em uma igreja batista?
UMA RESPOSTA
As igrejas têm as suas formas de compreender a administração do batismo e de outras práticas. A variedade de denominações atende também a compreensão teológica de cada pessoa.
No caso específico, o ideal é que uma pessoa aspergida seja membro de uma igreja aspersionista. Se, no entanto, por alguma eventualidade ou necessidade, um cristão precisa congregar numa igreja batista, não sendo batizado por imersão, não há histo nenhuma dificuldade.
O que a pessoa não deve é esperar (ou exigir) que a igreja batista onde congregue venha aceitá-la como membro, uma vez que a tradição e prática dos batistas demanda a imersão.
O ideal é que as igrejas, de um lado ou de outro, criem ambientes propícios para que aspergidos ou imersos convivam em harmonia, respeitadas as diferenças doutrinárias e estatutárias.
Em nossa igreja (Igreja Batista Itacuruçá, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ), temos pessoas egressas de igrejas aspersionistas. Umas livremente decidiram pela imersão e foram imersas, tornando-se membros da igreja. Outras livremente decidiram por não solicitar a imersão e membresia e assim continuam, participando conosco com toda a alegria, impedidas apenas de ocupar cargos eletivos (que são muito poucos). Assim permanecerão enquanto desejarem, sem nenhuma pressão, embora sues belos testemunhos me façam desejar que se tornem membros.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO