Nota da Aliança Batista Mundial sobre Fanini

alt

NOTA DA ALIANÇA BATISTA MUNDIAL SOBRE O FALECIMENTO DO PASTOR NILSON DO AMARAL FANINI

Morre o ex-presidente da Aliança Batista Mundial, Nilson Fanini

Washington, DC (BWA) –Nilson do Amaral Fanini, presidente da Aliança Batista Mundial, de 1995 a 2000, morreu no sábado, 19 de setembro, em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Ele tinha 77 anos.
Fanini, do Brasil, que foi hospitalizado com pneumonia alguns dias depois de chegar aos Estados Unidos, para visitar a família no dia 11 de setembro, sofreu um derrame no dia 16 de setembro e entrou em coma.
Antes de sua eleição como o segundo presidente latino-americano da Aliança Batista Mundial (ABM), Fanini foi vice-presidente e membro do Conselho Geral, do Comitê Executivo de Evangelismo e Educação e do grupo de trabalho de evangelismo da ABM.
Por 14 vezes, Fanini presidiu a Convenção Batista Brasileira, fundou o Seminário Teológico Batista de Niterói, em 1984, criou um projeto nacional para imprimir e distribuir 25 milhões de Bíblias no Brasil, criou e manteve um programa nacional evangélico de televisão e fundou o Reencontro, uma organização de serviço social que incluía orfanato, ambulatório, 19 clinicas médicas, ambulâncias moveis para transportar grávidas pobres, padaria para crianças e escola técnica de dois anos.
O líder batista brasileiro pastorou três igrejas em 54 anos de ministério, incluindo a Primeira Igreja Batista de Niterói, próximo do Rio de Janeiro, na região sudeste do Brasil, que cresceu de 740 para 7 mil membros aproximadamente, de 1964 a 2005. Ele fundou a Igreja Batista Memorial de Niterói em 2005, que tinha uma membresia de aproximadamente 600 pessoas por ocasião de sua morte.
Ele recebeu sua formação teológica no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, e no Southwestern Baptist Theological Seminary, em Fort Worth, Texas, tendo também estudado direito na Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro.
O presidente da ABM, David Coffey, disse: “Recebi a notícia da súbita chamada do Dr. Nilson Fanini ao lar com muita tristeza e manifesto minhas sinceras condolências, com a certeza de nossas orações, à senhora Fanini e familiares”.
O líder da ABM descreveu Fanini como “um grande amigo e incentivador em meu próprio ministério”, acrescentando que, embora Fanini, “tenha sido um pastor batista brasileiro de destaque e um evangelista que levou a riqueza de sua experiência ao ministério internacional da ABM”, ele era no coração um “pastor local”.
O secretário geral Neville Callam, ao afirmar que a ABM chora o passamento de Fanini, disse que o ex-presidente era um pastor profundamente compromissado com as pessoas carentes. Foi também um notável evangelista. “Um apaixonado evangelista, Fanini viajou o mundo todo para pregar o Evangelho. Uma de suas maiores preocupações era que cada cristão reconhecesse a obrigação de compartilhar sua fé para que pessoas viessem a conhecer a salvação que Jesus Cristo oferece”, disse Callam em sua homenagem.
Fanini deixa Helga, sua esposa por 53 anos, os filhos Otto e Roberto e a filha Margareth.
O culto fúnebre será celebrado no sábado, 26 de setembro, na Iglesia Bautista Getsemani (Gethsemane Baptist Church), em Fort Worth, Texas, e na Igreja Batista Memorial de Niterói, Brazil, na semana seguinte.