“O olho do furacão não está em grande parte no que se passa no mundo, mas no modo confuso como pensamos, sentimos, digerimos e reagimos diante do que está acontecendo”.
(Cross Jami, 1987-*)
Mentiras e verdades sobre saúde mental, 1
(BOM DIA AMIGO 3961 | Israel Belo de Azevedo)
Somos governados pela nossa mente.
Quando ela está desgovernada, nosso sofrimento é agudo e nos afeta por inteiro.
Precisamos ter visões adequadas sobre a saúde mental, nossa e dos outros, para sermos curados ou aliviados.
Por isso, temos que renunciar a algumas concepções totalmente equivocadas:
1. Somos mentalmente saudáveis OU mentalmente doentes. — Não nos reduzamos, porque podemos estar saudáveis numa área e enfermos em outros.
2. Doença mental é demonstração de fraqueza. — Não, um transtorno emocional é uma condição que pode alcançar a todos, tanto os considerados fracos quanto os tidos como fortes.
3. Pessoas com doença mental são perigosas. — Em casos extremos alguns doentes mentais podem representar perigos para os outros, mas só em casos extremos.
4. Todos os remédios para a saúde mental devem ser evitados. — Remédios e terapias são recursos, vindos do Deus Eterno, através de pesquisadores e terapeutas, para nos dar esperança. Não devem ser evitados, mas criteriosamente usados.
Há muitos passos, mas o primeiro é pensar certo sobre a saúde mental.
“Eu sou o Deus Eterno. / Eu pego você pela mão e lhe digo: — Não tenha medo, porque vou ajudar você”. (Isaías 41.13 — Bíblia Prazer da Palavra)
Bom dia!!
Israel Belo de Azevedo
@israelbelooficial
www.prazerdapalavra.com.br