PARA LER A CARTA DE JUDAS

PARA LER A CARTA DE JUDAS

JOSÉ MAURÍCIO CUNHA DO AMARAL

Título: Epístola de Judas

Capítulos: 1 capítulo

Versículos: 25

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

 

AUTOR

 Judas, nome muito comum, distingue-se dos homônimos contemporâneos qualificando-se “irmão de Tiago”, e que de acordo com a tradição é o irmão de Jesus (Mt.13,55). Teria se tornado um crente somente após a ressurreição de Cristo (Jo.7,5; At. 1,14). Uma data sugerida para elaboração dessa epístola teria sido entre os anos 70 e 80, mas para alguns estudiosos, 67 ou 68 d.C., um pouco antes, portanto.    

 

ESBOÇO

SAUDAÇÃO E PROPÓSITO, vers.1-4

JUÍZOS PASSADOS DE DEUS CONTRA PESSOAS MÁS, vers. 5-11

ACUSAÇÃO CONTRA FALSOS CRISTÃOS, vers. 12-16

CONSTRASTE ENTRE CRISTÃOS FALSOS E GENUÍNOS, vers. 17-23

DOXOLOGIA, vers. 24,25

 

SÍNTESE TEOLÓGICA


Introdução: Saudações (1-2) e motivo da epístola: os mestres ímpios (3-4).

Corpo: 1. Castigos divinos já infligidos aos ímpios: aos israelitas incrédulos no deserto (5); aos anjos rebeldes (6); aos sodomitas (7).

2. Descrição dos ímpios mestres, que, chafurdando-se na carne, ultrajam os espíritos angélicos (8-10); êmulos de Caim, Balaão e Coré, atiram-se a todos os vícios (11-13); espera-os, porém, um juízo terrível, já predito por Enoque (14-16).

3. Admoestação a que se guardem desses tais, e como devem comportar-se com os demais (17-23).

Conclusão: Glória de Deus , autor da salvação.   


ANÁLISE

Os destinatários da epístola são saudados (v.1) em termos gerais, que se podem aplicar a todos os cristãos. Mas arguindo do uso que o autor faz do Antigo Testamento e de tradições judaicas (vv.9-14), pode-se deduzir que ele se dirige a fiéis vindos do judaísmo, a comunidades judeu-cristãs, provavelmente da Ásia Menor. Em contraste com a atitude destruidora e mundana dos falsos mestres, os crentes devem demonstrar um amor construtivo e espiritual. Relembrando-se da misericórdia para com aqueles que estavam engolfados nesses males. Talvez assim alguns fossem salvos (vv.19-23). A bela doxologia (vv.24,25) é,em especial, apropriada para os que sofrem sob pesada tentação.

  

TEXTO QUE MAIS TOCOU MEU CORAÇÃO

“Ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre. Amém! (Jd. vers.25)

 

TEXTO MAIS DIFÍCIL

“Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés,não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda” (Jd. Versículo 9).

Não temos qualquer outra informação neste sentido. Podemos resolver a dificuldade imaginando o seguinte: Depois de morto, Deus resolveu sepultar o corpo de Moisés em lugar desconhecido, talvez para evitar algum tipo de idolatria. Satanás, querendo desonrá-lo, desejou outra coisa, mas foi vencido.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ANGUS, Joseph. História, Doutrina e Interpretação da Bíblia. Trad. J. Santos Figueiredo. São Paulo: Hagnos, 2003.

A Bíblia Vida Nova / Editor responsável Russell P. Shedd; traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. – Ed. rev. e atual. no Brasil – São Paulo: Vida Nova; Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1995. 

A Bíblia Sagrada, tradução da Vulgata pelo Pe. Matos Soares. 34ª ed. São Paulo: Edições Paulinas, 1977.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] ANGUS, Joseph. História, Doutrina e Interpretação da Bíblia. trad. J. Santos Figueiredo. São Paulo: Hagnos, 2003. p.730.